Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
02 NOV 2014
Saúde inicia Campanha Contra a Tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde realiza de 03 a 14 de novembro a Campanha Contra a Tuberculose. Neste período, todas as unidades básicas de saúde de Penápolis farão o exame gratuito das pessoas que apresentarem os sintomas da doença. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, nos postinhos e Macros de Saúde.

Os principais sintomas da tuberculose são: tosse há mais de três semanas, emagrecimento, falta de apetite, sudorese noturna e febre. Portanto, qualquer pessoa que apresente esses sintomas deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para fazer o exame gratuito da doença.

O objetivo da Campanha Contra a Tuberculose é descobrir de forma precoce os casos da doença, favorecendo o tratamento, evitando que as pessoas cheguem a óbito e também reduzindo a transmissão da tuberculose. Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, cerca de 6 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil em decorrência da tuberculose.

O enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, esclarece que o paciente precisa fazer o exame de tuberculose o quanto antes e iniciar logo o tratamento para evitar a transmissão a outras pessoas. “A identificação precoce favorece o tratamento que é feito com antibióticos. O paciente deve seguir corretamente o tratamento para que o organismo não crie resistência aos remédios”, orientou.

Pulmão

A tuberculose é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões. A bactéria responsável pela tuberculose é popularmente chamada de Bacilo de Koch, em homenagem ao seu descobridor, o médico alemão Robert Koch. Na maioria dos casos, as lesões da tuberculose se localizam nos pulmões, mas a doença também pode ocorrer nos gânglios, rins, ossos, meninges ou outros locais do organismo.

A tuberculose é uma doença que deixa a pessoa muito debilitada e pode chegar a óbito se não tratada corretamente. A doença também pode tirar a pessoa infectada do convívio social devido ao risco de contágio.