Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
05 NOV 2014
Prefeito propõe aquisição de área para programa de lotes urbanizados

O Paço Municipal recebeu na tarde de segunda-feira, dia 3, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Os integrantes reivindicam terrenos para serem incluídos no programa de lotes urbanizados do Governo do Estado, incluindo uma área de cinco alqueires no bairro Jardim Tropical.

A intenção era falar com o prefeito Célio de Oliveira. No entanto foram recebidos pelo secretário de Governo, Daniel Rodrigueiro, pois o prefeito estava em São Paulo, participando de audiências no governo estadual. Ao ser informado do ocorrido, o prefeito Célio afirmou que recentemente recebeu um grupo do movimento em seu gabinete e disse que a área no Jardim Tropical já foi cedida para o Governo Estadual. “Já temos o compromisso de que lá serão construídas 210 novas unidades habitacionais”, disse.

O prefeito revelou ainda que o município possui outras áreas de interesse social, mas elas já estão destinadas ao Programa FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social) Precário e Funcionários.

Segundo o prefeito Célio, o compromisso assumido com os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra foi lutar pela aquisição de uma área na cidade para implantação do programa. “Para isso, a Prefeitura utilizaria os recursos que o Governo Estadual repassa aos municípios para compra de área quando é feita a liberação de conjuntos habitacionais para aplicação no programa”, disse.

O prefeito revelou que o Governo repassa R$ 2 mil reais por moradia. “Como no Jardim Tropical serão construídas 210 casas, teríamos R$ 420 mil para compra de uma área. Se os recursos não forem suficientes, podemos complementar com recursos próprios”, afirmou Célio.

No entanto, o prefeito salientou que o programa de lotes urbanizados teria que seguir o mesmo critério utilizado nos programas habitacionais implantados na cidade.

“Faríamos um cadastro com todos os interessados, independente de pertencerem ao movimento ou não, e os beneficiários serão escolhidos por critérios de seleção. Dessa forma temos condições de realizar uma seleção mais justa, não cometendo injustiças e beneficiando quem realmente precisa de uma área para construir”, disse o prefeito.

Na próxima sexta-feira, dia 7, o prefeito receberá uma comissão do movimento em seu gabinete. Na ocasião será reforçada a proposta apresentada no primeiro encontro e reafirmará que tem lutado muito para a construção de conjuntos habitacionais na cidade, tendo em apenas 20 meses de governo entregue mais de 500 unidades a quem não tinha casa própria.