Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
07 NOV 2014
Gestantes devem se vacinar contra difteria, tétano e coqueluche

A vacina dTpa contra difteria, tétano e coqueluche também já está disponível para as gestantes e para os profissionais de saúde em todas as unidades de saúde. A vacina é indicada para as gestantes a partir da vigésima sétima semana (27a) preferencialmente até a trigésima sexta (36a) semanas de gestação.

Segundo o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, essa vacina pode ser administrada em qualquer momento da gravidez. “Porém a vacinação mais próxima do parto, durante o terceiro trimestre, proporciona a maior concentração de anticorpos maternos para serem transferidos ao feto”, explica.

O objetivo da vacina é diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos por oferecer proteção vacinal indireta nos primeiros meses de vida, com a passagem dos anticorpos maternos para o bebê por meio da placenta.

A difteria e a coqueluche são doenças contagiosas, que podem ser transmitidas através do contato com pessoas doentes. O tétano, por sua vez, é transmitido por meio de cortes em objetos contaminados. Todas são doenças provocadas por bactérias e, se não tratadas, podem levar à morte.