Sexta-feira, 29 de Março de 2024
12 NOV 2014
Vacinação contra Pólio continua nas unidades de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Campanha de Vacinação Infantil contra a Poliomielite para as crianças de 6 meses até os 5 anos, continua em todas as unidades de saúde, durante essa semana. Portanto, os pais que não levaram seu filho para vacinar contra a paralisia infantil, ainda dá tempo de levar a criança para tomar a gotinha.

A vacina está disponível de forma gratuita em todas as Unidades Básicas de Saúde e Macros, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. É necessário levar a carteirinha de vacinação da criança. Vale lembrar que as unidades de saúde também oferecem gratuitamente a vacina contra o sarampo para crianças entre 1 e 4 anos de idade.

De acordo com o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, no último sábado, dia 08, quando foi realizado o primeiro dia da Vacinação Infantil, o município de Penápolis conseguiu superar a meta de 20% das crianças vacinadas. “Porém, a Campanha continua durante a semana para que possamos vacinar todas as crianças nessa faixa etária, garantindo 100% de crianças vacinadas contra a paralisia infantil. Por isso é importante que os pais levem seus filhos para tomar a dose oral da vacina”, explicou o enfermeiro.

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral. A doença pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Vale lembrar que não existe tratamento para a poliomielite e a prevenção é feita por meio da vacina, que é extremamente segura e não há contraindicações.