Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
14 NOV 2014
Penápolis começa a receber decoração natalina nas ruas centrais

A Prefeitura de Penápolis iniciou nesta semana a instalação dos enfeites natalinos nas ruas centrais da cidade. As esquinas do centro comercial serão enfeitadas, assim como alguns pontos estratégicos: em frente ao Santuário São Francisco de Assis, Paço Municipal e praças da avenida Rui Barbosa. Todos os enfeites deverão ser colocados até o início do mês de dezembro, quando as luzes serão ligadas, ressaltando ainda mais a decoração do Natal de Luzes 2014.

A novidade para este ano é a expansão da decoração natalina também para a avenida Leandro Ratisbona de Medeiros, uma das principais vias de acesso de entrada da cidade.

O projeto Natal de Luzes é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo com coordenação da Oficina de Criação da Secretaria de Cultura, por meio do arte educador Marcos Filippim, responsável pela criação e confecção dos enfeites natalinos. A Secretaria de Obras e Serviços também é parceira no projeto, assim como o Sincomércio.

“A decoração começou a ser preparada em abril. Iniciamos o trabalho com bastante antecedência para que tudo ficasse pronto em tempo. Espero que a população goste dos enfeites que foram confeccionados com muito carinho e dedicação para a chegada do Natal em nossa cidade”, comentou Marcos Filippim.

Os enfeites foram criados com toneladas de ferragens, reutilização de garrafas pet e muitas mangueiras luminosas coloridas. “Com esses materiais, confeccionamos toda a decoração com os principais símbolos natalinos: sinos, estrelas, anjos, velas, bolas e árvores de natal, estrelas cadentes, portais, entre outros”, disse Filippim.

O arte educador ressalta a colaboração dos estagiários da Oficina de Criação e também da equipe da Secretaria de Obras na confecção dos enfeites. De acordo com Filippim, os funcionários da Secretaria de Obras foram imprescindíveis na montagem das estruturas de ferro, na colocação das mangueiras luminosas e ainda fazem a instalação dos enfeites no centro da cidade, com a ligação elétrica.

“Foram meses de intenso trabalho para decorar o centro da cidade, com o objetivo de valorizar o comércio penapolense e também presentear a população e os visitantes com o clima natalino, com muitas cores, luzes e alegria”, explicou.

Sociocultural

Para o próximo ano, o arte educador Marcos Filippim adianta que o projeto Natal de Luzes terá uma nova proposta sociocultural, envolvendo mais a comunidade no processo de confecção dos enfeites natalinos. “A intenção é envolver as escolas, instituições, crianças, adolescentes, idosos, para que todos participem desde a arrecadação dos materiais até a montagem da decoração”, finalizou Filippim.