Terça-feira, 23 de Abril de 2024
19 NOV 2014
Alunos da Emei Sílvia Covas conhecem processo de fabricação de tijolos

Os alunos da Etapa II-B da Escola Municipal de Educação Infantil – Emei Sílvia Covas visitaram recentemente a Olaria Alvorada, que fica no bairro rural da Bahia, quando conheceram o processo de fabricação de tijolos.

Da turma de 25 crianças, duas alunas residem na Olaria Alvorada, o que despertou a curiosidade dos demais alunos da sala em conhecer a zona rural e também a fábrica de tijolos que as meninas Nikoly Carolaine de Souza Silva e Naiane Dias de Lima comentam na sala de aula.

De acordo com a professora da sala, Vera Lúcia Maciel Magaine, o convite de conhecer a olaria partiu da moradora Sabrina, mãe da aluna Nikoly, que a princípio queria fazer um piquenique para as crianças no quintal de sua residência.

“Aproveitando a oportunidade da visita, solicitamos que as crianças também pudessem conferir o processo de fabricação de tijolos, o que foi permitido pelos proprietários e demais moradores da Olaria Alvorada”, explicou a professora Verinha.

Os alunos conheceram todas as etapas para a fabricação de tijolos. “Eles ficaram admirados com a máquina que recebe a argila e molda os tijolos”, comentou a professora. Depois os tijolos são separados em grande pilhas e ficam secando por cinco dias no sol. Na sequência, eles são colocados em um grande forno para serem queimados. “As crianças também ficaram bastante curiosas sobre a queima dos tijolos no forno”, disse a professora. Só então os tijolos ficam prontos para serem levados aos caminhões de transporte.

“As crianças lembraram que na história dos Três Porquinhos, que contamos em sala de aula, a casa mais segura era a casa de tijolos. E por isso, eles prestaram bastante atenção em como o tijolo é feito para ser tão resistente”, acrescentou a professora Verinha.

Recreação

Após a visita à Olaria Alvorada, os alunos foram recebidos na residência da colega Nikoly, quando puderam aproveitar uma grande sombra de árvore no quintal, para atividade de recreação e resgate das brincadeiras, como balanço na árvore, pula corda, rede, futebol, bicicleta. As crianças ainda participaram de um delicioso piquenique, com pães e frutas oferecidos pela escola. A moradora Sabrina, mãe da aluna Nikoly, presenteou as crianças com picolés de sabores diversos. E na despedida, os pais da aluna Naiane, Marcos e Elizandra, também entregaram sacolinhas surpresas para os alunos com diversas guloseimas.

“Foi uma tarde muito gostosa, em que as crianças se divertiram e também aprenderam muitas coisas, sobre a fabricação de tijolos, brincadeiras antigas e o dia a dia na zona rural”, comentou a professora Verinha.

A equipe da Emei Sílvia Covas agradece a colaboração da Secretaria Municipal de Educação e dos pais de alunos por ter permitido o passeio na Olaria e também ao proprietário e moradores da Olaria que receberam as crianças com carinho e atenção.