Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
25 NOV 2014
Daep mantém certificação do ISO 9001

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) obteve a recomendação para obter o certificado da norma NBR ISO 9001:2008 após uma auditoria realizada entre os dias 17 a 21 de outubro. Desde 2004, o departamento é certificado pelo órgão e esse foi o 11º ciclo de auditoria que garante a obtenção do ISO.

O certificado ABNT NBR ISO 9001:2008 define os requisitos mínimos que uma empresa deve atender para poder ter a certificação de que possui um sistema de gestão da qualidade compatível com os mais altos padrões internacionais de qualidade e gestão.

O processo de auditoria foi realizado pelo auditor Nereu Humberto da Fundação Vanzolini, empresa contratada para a avaliação. Na ocasião foi avaliado o sistema de gestão da qualidade por amostragem a fim de evidenciar conformidades com os requisitos da referida norma.

O Daep adota a norma a fim de garantir que os processos de água, esgoto e resíduos sólidos tenham um melhor controle do gerenciamento dos processos. “O objetivo é que os serviços melhorem a cada dia, pois a gestão da qualidade visa à melhoria continua dos processos, tendo como foco principal a melhoria dos serviços prestados para a população”, explica diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira.

“A gestão da qualidade dentro de uma organização é importante para medir resultados por meio de indicadores de desempenho, traçar um planejamento de ações de acordo com as necessidades da organização e também para que seja feita uma autoavaliação periódica”, acrescenta.

No final da auditoria, o auditor destacou como pontos fortes da gestão, o comprometimento da alta direção com a manutenção do sistema, a transparência no decorrer da auditoria e também o comprometimento dos servidores na execução dos serviços prestados.

“É extremamente importante para o Daep obter essa certificação. Isso indica que estamos no caminho correto para oferecer a população um serviço público de qualidade, com um padrão de qualidade reconhecido oficialmente”, destaca Sílvia.