28 NOV 2014
Alunos da Emef Armelindo Artioli são medalhistas de Olimpíada

A Escola Municipal de Ensino Fundamental – Emef Armelindo Artioli participou da XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (XVII OBA) realizada em 2014, com os alunos do 3º Ano A e 4º Ano B, sendo que 7 alunos foram medalhistas, recebendo medalhas de ouro, prata e bronze. A cerimônia de entrega de certificados e medalhas aos alunos foi realizada recentemente na escola, com a participação de todos os alunos.

Foram medalhistas os alunos do 3º Ano A: Danilo Barreto Buzanelli (medalha de ouro), Carlos Eduardo Dalarmi (medalha de prata), Yan Leoni dos Santos, Gabriel Ribeiro Paes e Lucas Henrique de Melo Santos (medalha de bronze), da professora Cristina Maura Virgílio Galli. Também receberam medalhas os alunos da professora Ivone Pedro de Melo Vales, 4º Ano B: Polyana Serafim dos Santos (medalha de prata) e Valdir Aparecido Passini Filho (medalha de bronze).

A OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira e pela Agência Espacial Brasileira, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento é aberto à participação voluntária de escolas públicas e particulares, de acordo com o interesse do professor.

A Emef Marcos Trench também participou da Olimpíada, entretanto a cerimônia de entrega dos certificados e anúncio dos alunos medalhistas está prevista para o dia 09 de dezembro.

O trabalho compreende em desenvolver os conteúdos curriculares que se encontram nos livros didáticos, observações do espaço e do ambiente, pesquisas e experiências com recursos do cotidiano das crianças, realizações que fazem despertar o interesse dos alunos e dos professores sobre a importância da ciência, da tecnologia para a sua própria vida e a vida do planeta.

A XVII edição da OBA 2014 contou com a participação de mais de 772 mil alunos distribuídos por 8.648 escolas participantes. “Por isso queremos parabenizar todos os alunos da rede municipal que participaram, os que foram medalhistas e as professoras por despertar o interesse dos alunos pela pesquisa e conhecimento”, parabenizou o secretário municipal de Educação, José Carlos Pansonato Alves.

10 anos de OBA

A Emef Armelindo Artioli participa desde o ano de 2005 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, portanto, são dez olimpíadas que garantiram certificados e várias medalhas entre ouro, prata e bronze aos alunos.

Além disso, a escola participante também recebe diverso materiais didáticos de conhecimento científico, objetos de observação como lunetas, telescópio, mapas celestes, postais do espaço, livros com conteúdos de astronomia a partir de pesquisas espaciais atualizados, jornais, revistas científicas e outros lúdicos que despertam o interesse do aluno para o estudo da ciência e tecnologia.

De acordo com a diretora da escola, Vânia Carrijo Fabretti, a OBA já é vista como uma tradição para os professores que desenvolvem essas atividades, para os alunos que participam, as famílias envolvidas e toda a comunidade escolar. “É uma forma interdisciplinar de estudar os conteúdos que despertam o prazer e o conhecimento”, finalizou.