Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
30 NOV 2014
Agentes da UBS Tropical falam sobre preservação e economia de água aos alunos

Em continuidade ao projeto “Saúde e Educação Juntos 2014”, realizado pelas agentes comunitárias da Unidade Básica de Saúde – UBS Tropical com os alunos do 1º Ano C da Emef Integral “Profª. Montaha Gibara Ayub”, o encontro do mês de novembro aconteceu na quarta-feira, 26, com o tema “Economia da fonte de vida – Água”.

Os encontros são realizados uma vez por mês na escola, e as agentes comunitárias de saúde conversam com os alunos sobre assuntos que as crianças queiram aprender mais ou que sejam pertinentes ao momento. Como atualmente muitas cidades brasileiras sofrem com a escassez de água, o tema desse encontro foi a preservação dessa importante fonte natural e a economia de água nas residências.

Durante a atividade, as agentes de saúde reproduziram vídeos educacionais de cuidado com os rios, falando sobre a importância de mantê-los limpos. Após a exibição do vídeo, as crianças tiveram a oportunidade de mostrar o que aprenderam em uma atividade lúdica, na qual elas retiravam do rio todo o lixo e sujeira e inseriam os peixes.

As crianças também aprenderam sobre noções de economia de água nas residências, adotando medidas que evitam o desperdício e utilização da água das chuvas. “A orientação principal foi a conscientização e o cuidado na utilização da água. Dessa forma, esses alunos estarão mais atentos a essa questão, alertando os pais e demais pessoas sobre a importância do uso racional da água”, comentou a agente comunitária de saúde, Regiane Alonso.

Ao final do encontro, os alunos receberam simbolicamente uma “gotinha de consciência” (imã de geladeira), para levarem para casa, como um lembrete de economia de água para toda a família.

Participaram desse encontro com os alunos, as agentes de saúde Andréia Proença, Chrisley Maurício, Regiane Alonso e Tatiana Broisleir. O próximo encontro será realizado em dezembro, quando as crianças receberão a carteirinha do Agente Comunitário de Saúde – ACS Mirim e o certificado de participação das atividades.