Terça-feira, 16 de Abril de 2024
03 DEZ 2014
Alunos participam do Dia D de combate à dengue

A Semana de Mobilização e Combate e Dengue de Penápolis chegou ao fim na última sexta-feira, 28, quando foi realizado o “Dia D”, no CEU das Artes, com diversas atividades para os alunos das escolas municipais, estaduais, particulares e demais pessoas da comunidade que prestigiaram o evento.

O secretário municipal de Saúde, Alex Marques Cruz, falou sobre a situação de alerta que a região se encontra devido ao aumento dos casos de dengue. “Penápolis conseguiu controlar a doença e não vivemos uma epidemia, ao contrário de alguns municípios vizinhos. Essa boa notícia se deve ao excelente trabalho de conscientização e orientação das equipes da Vigilância Epidemiológica, dos agentes comunitários de saúde e principalmente da população que tem limpado os quintais e eliminado os criadouros do mosquito da dengue”, disse o secretário.

O “Dia D” foi marcado pela realização de diversas atividades com as crianças, como a Gincana de criadouros elaborada pela Diretoria de Ensino “Programa Escola da Família”; oficina com garrafas pets, oficina de confecção de crotalária, pintura de rosto e brincadeiras variadas. O CEU das Artes também recebeu a exposição de dezenas de cartazes feitos pelos alunos durante atividades realizadas nas escolas na Semana de Mobilização.

Apresentações

O público presente também prestigiou diversas atrações artísticas, como o Coral de alunos da Escola Estadual Augusto Pereira de Moraes que apresentou uma paródia sobre a dengue. A equipe do CEA (Centro de Educação Ambiental) contou com a ajuda dos alunos para apresentação da esquete teatral “Libélula junto no combate a dengue”. E ainda a apresentação de teatro “Morte e Vida Severina”, do Colégio Futuro.

Ao final do evento, os alunos participantes receberam mudas de crotalária para serem plantadas em suas residências. A crotalária é uma planta de flor amarela, que atrai a libélula, predador natural do aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

Para a realização do evento, a Secretaria de Saúde contou com importantes parceiros:

equipes da Vigilância Epidemiológica, agentes comunitários de saúde, Secretarias de Educação, Comunicação, Esporte, Diretoria de Ensino, Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), CEA, Colégio Futuro, EE Augusto Pereira de Moraes.