Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
10 DEZ 2014
Secretaria de Cultura retira alguns painéis históricos para revitalização

A Secretaria Municipal de Cultura retirou na semana passada, alguns painéis históricos que estavam bastante deteriorados, para fazer a recuperação e revitalização dos mesmos e instalá-los novamente nos locais. Ao todo, Penápolis conta com 16 painéis históricos instalados em pontos do centro da cidade, que apresentam o aspecto dos locais no início da história do município.

O Museu Histórico e Pedagógico desenvolve um projeto chamado “Tour Histórico Cultural”, levando os alunos e demais grupos para um passeio monitorado nesses principais pontos históricos da cidade. O objetivo é mostrar as mudanças que ocorreram ao longo de mais de 100 anos de história de Penápolis, e ao mesmo tempo resgatar imagens históricas que colaboram para manter viva a memória dos primeiros habitantes.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Luiz Colevatti, foram retirados 8 painéis históricos, que estavam bastante danificados pela ação do tempo.

“Esses painéis estavam muito deteriorados, com a imagem e o texto explicativo manchados e portanto, não cumpria mais sua função indicativa. Por isso retiramos apenas os que estavam comprometidos para recuperá-los”, explicou o secretário.

Os demais painéis que estão em boas condições continuaram instalados nos locais, pois eles ajudam a orientar a população sobre a importância do prédio histórico à sua frente e auxiliam os grupos que fazem o tour histórico.

Segundo afirmou a diretora do Museu Histórico, Alessandra Jorge Nadai, o tour histórico não será prejudicado com a ausência dos painéis que foram temporariamente retirados. “Vamos dar continuidade ao cronograma de visitação, afinal, o tour é monitorado e todos os pontos serão visitados, com as devidas explicações históricas de cada local. A ausência dos oito painéis é provisória e em breve eles serão recolocados e estarão em excelente condições para orientar a população e os grupos visitantes”, comentou Alessandra Nadai.

O secretário de Cultura, Luiz Colevatti, esclarece que será necessário conseguir patrocínio para a revitalização dos oito painéis históricos que estão deteriorados. Portanto, os empresários interessados em contribuir com esse projeto devem entrar em contato com a Secretaria de Cultura, localizada na Praça 9 de Julho, 150 – fundos.

Indicação

A Secretaria de Cultura também formata outro projeto de identificação, desta vez, dos equipamentos culturais, como museus, teatros, Casa de Cultura, entre outros. A identificação será realizada através de placas instaladas em frente aos locais e também placas de sinalização de trânsito, com setas indicativas mostrando o caminho para chegar a esses equipamentos culturais. A Secretaria de Cultura também busca patrocínio para a realização desse projeto, que compreende a aquisição das placas indicativas e de sinalização.

Confira os locais dos painéis históricos:

* Praça 9 de Julho/Museu Histórico (Antigo Paço Municipal) – retirado provisoriamente para revitalização

* Estádio Municipal Tenente Carriço – retirado provisoriamente para revitalização

* Av. Bento da Cruz com a rua Irmãos Chrisóstomo (Casa Lacava) – retirado provisoriamente para revitalização

* Museu do Sol (Clube Penapolense)

* Mercadão Municipal (1º Jardim Público)

* Unisam – Saúde Mental (2ª Estação Rodoviária)

* Estação Ferroviária – retirado provisoriamente para revitalização

* Bazar Barateiro (1ª Câmara Municipal)

* Santuário São Francisco de Assis – retirado provisoriamente para revitalização

* Casas Bahia (Hotel Soares)

* Banco Santander/Banespa (Cine Teatro Avenida e Cine São Benedito)