Sexta-feira, 29 de Março de 2024
11 DEZ 2014
Cultura convida para 3º Encontro de Folia de Reis no Sílvia Covas

A comunidade do bairro Sílvia Covas já está se preparando para o 3º Encontro de Folia de Reis que acontecerá no dia 20 de dezembro, um sábado, a partir das 14h, e prossegue até à noite, no Ponto de Cultura do bairro (Rua das Rosas, 630). Toda a comunidade penapolense está convidada a participar da festa que conta com o apoio da Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria de Cultura.

A iniciativa em realizar todos os anos a Festa de Folia de Reis é da munícipe Maria Rosa Hernandes, moradora do Sílvia Covas e líder comunitária do bairro. Ela conta que recebeu uma graça dos Santos Reis e em retribuição, todos os anos, organiza a Festa de Folia de Reis para a comunidade.

Haverá a participação de três Folias de Reis, sendo duas de Penápolis e uma convidada da cidade de Planalto. A partir das 14h, elas farão o giro pelo Sílvia Covas e pelos outros três bairros vizinhos: Osvaldo Vizoni, Gualter Monteiro e Jardim Esplanada, para arrecadação de donativos (alimentos e bebidas) visando a realização da festa.

A chegada da Folia de Reis será às 18h, no Ponto de Cultura, quando acontecerá a reza do Santo Terço, em frente ao presépio montado pela comunidade, em parceria com a Secretaria de Cultura.

Haverá distribuição de lanche para os participantes das Folias e também será servido um Jantar Comunitário para todos os presentes na Festa de Folia de Reis. Às 21h, terá início show com forró animado pela Banda Tudo Haver, aberto ao público.

Para a realização da Festa de Folia de Reis, é necessária a colaboração de toda a comunidade na doação de alimentos, refrigerantes e demais donativos. Os comerciantes locais também são parceiros da festa. Para aqueles que quiserem colaborar com a Festa de Folia de Reis do Sílvia Covas, basta levar sua doação para a senhora Maria Rosa, no Ponto de Cultura.

Giro Rural

Paralelamente a esse evento realizado no Sílvia Covas, as Folias de Reis de Penápolis já iniciaram o giro na zona rural do município para a arrecadação de alimentos, novilha, porco, e demais doações que serão fundamentais para a realização da Festa dos Santos Reis que tradicionalmente acontece no dia 06 de janeiro.

A Secretaria Municipal de Educação também é parceira nestes dois eventos, contribuindo com o transporte dos integrantes das Folias de Reis tanto no giro que está sendo feito na zona rural, quanto no giro que acontecerá na região do Sílvia Covas.