Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
14 DEZ 2014
Penápolis recebe certificação do Programa Município Verde Azul

O prefeito Célio de Oliveira recebeu o certificado e premiação das mãos do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin

Após dois anos sem obter a certificação, o município de Penápolis voltou a ser reconhecido pelo exemplo ambiental e recebeu o Certificado de Município Verde Azul, um programa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. A premiação aconteceu na última quinta-feira, 11, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, durante o VII Encontro Estadual do Programa Município Verde Azul, quando o prefeito Célio de Oliveira recebeu o certificado e o troféu das mãos do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O evento na capital paulista contou ainda com a presença do Secretário de Estado do Meio Ambiente, Rubens Rizek; o Coordenador do Programa Município Verde Azul, Ricardo Montoro; o Deputado Estadual, Bruno Covas e do Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Júlio Semeghini.

De um total de 610 municípios inscritos no programa, Penápolis ficou na 38ª colocação no ranking, com 89,41 pontos, numa escala que varia de 0 a 100. Apenas os municípios que recebem notas acima de 80 pontos recebem a certificação.

Para o prefeito Célio de Oliveira, essa é uma importante conquista para Penápolis, pois demonstra o compromisso do município em garantir uma boa gestão ambiental, além disso, a certificação também favorece a administração municipal na captação de recursos como o Governo do Estado, relativas às questões ambientais.

“Penápolis não havia recebido a certificação Município Verde Azul em 2012 e 2013, e por isso, a prioridade deste ano foi cumprir as metas exigidas pelo Programa. Dessa forma, unimos esforços de diversas secretarias para que Penápolis voltasse a ter essa certificação, sendo reconhecida pelo exemplo ambiental”, comentou. “A partir de agora, nosso objetivo é melhorar a pontuação, para que no próximo ano, Penápolis mantenha a certificação e fique entre os 10 primeiros municípios no ranking”, adiantou o prefeito.

Esforços

Para conquistar novamente a certificação em 2014, a condução do programa em Penápolis se deu pela união de esforços entre as diversas secretarias, em especial pelas Secretarias de Planejamento; Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). O interlocutor do Programa Município Verde Azul em Penápolis é o engenheiro agrônomo Sérgio Eduardo Rodrigues.

As notas que variam de 0 a 100, avaliam o desempenho de cada município em uma agenda composta por 10 diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

O prefeito Célio de Oliveira parabenizou todos os funcionários envolvidos no projeto, cujos esforços foram reconhecidos com a certificação. “Foi um ano de muito trabalho e dedicação para conseguir novamente essa importante certificação. No ano passado ficamos na 132ª colocação e agora em 2014, conseguimos saltar para o 38º lugar.

Vamos continuar trabalhando na gestão ambiental, para que em 2015 Penápolis fique entre os 10 primeiros do Programa Município Verde Azul”, finalizou o prefeito.