Quinta-feira, 28 de Março de 2024
16 DEZ 2014
Governador inaugura Poupatempo hoje às 11h30

Oito meses após anunciar a liberação de uma unidade do Poupatempo para Penápolis, o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, vem hoje (16) à cidade para inaugurar oficialmente o espaço ao lado do prefeito municipal Célio de Oliveira. A solenidade está marcada para as 11h30 nas dependências do Garden Shopping, onde está instalado o serviço.

Para o prefeito Célio de Oliveira, é mais uma data marcante para a cidade, pois trata-se da efetivação de um serviço de extrema importância para a comunidade local e da região que chega para tornar Penápolis uma referência.

“Nossa cidade tem crescido, se modernizado e ganhado investimentos significativos tanto do poder público quanto do setor privado. A vinda do Poupatempo, algo que nossa gestão lutou desde o início do mandato, demonstra o quanto a cidade se destaca no cenário de potencialidades regionais”, comemorou o prefeito.

“Estamos satisfeitos com mais esta grande parceria do Governo de São Paulo, que atendeu a nossa solicitação e está investindo para melhorar a vida dos penapolenses”, acrescentou Célio.

Mais uma vez o prefeito destaca a comodidade da população, que não mais precisa pegar a estrada e viajar cerca de 50 quilômetros para poder utilizar a unidade do Poupatempo na cidade de Araçatuba. “Temos esse serviço agora bem aqui, dentro da nossa cidade. É uma conquista nossa, e temos que nos orgulhar, temos que comemorar”, enfatizou.

Programa

Em 1996 o Governo do Estado de São Paulo implantou o Programa Poupatempo para facilitar o acesso do cidadão às informações e serviços públicos.

O mesmo disponibiliza, em um único local, diversos serviços à população, entre os mais solicitados estão emissão de Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Licenciamento de veículos, Atestado de Antecedentes Criminais e Carteira de Trabalho.

Informações sobre serviços oferecidos, documentos, condições, prazos e taxas podem ser obtidas através do Disque Poupatempo, no telefone 0800 772 36 33 - ligação gratuita -, ou pelo Guia de Informações sobre Serviços Públicos, disponível neste site www.poupatempo.sp.gov.br .

Eletrônico

Acompanhando a expansão do uso do meio eletrônico, a Superintendência do programa criou o e-poupatempo, que disponibiliza e incentiva o acesso a serviços de utilidade pública, como consulta de débitos de IPVA, DPVAT, multas de trânsito, pontos na CNH, registro de Boletim de Ocorrência, entre outros.

O Poupatempo tornou-se um modelo de atendimento que vem sendo seguido por outros órgãos e empresas governamentais e também pela iniciativa privada.

O e-poupatempo oferece aos cidadãos salas equipadas para o acesso a cerca de 2 mil serviços públicos de esfera estadual, municipal e federal disponíveis na Internet, com a orientação de funcionários especializados.

Hoje, o e-poupatempo está presente em todos os Postos Poupatempo, capital e interior do Estado.

Um dos principais objetivos da implantação destas salas é incentivar o cidadão a realizar os serviços públicos eletrônicos por si próprio.

Principais Serviços

Atestado de Antecedentes Criminais para portadores de RG do Estado de São Paulo; Boletim Eletrônico de Ocorrência para furto ou perda de documentos; Boletim Eletrônico de Ocorrência para furto de veículos; Consulta de valores do IPVA/ Multas em veículos / Pontos na Carteira Nacional de Habilitação / Licenciamento eletrônico de veículos; Consulta de número do Título de Eleitor e do local de votação; Consulta de CEP; Benefícios da Previdência Social; Comprovante de inscrição e consulta a situação do CPF; Emissão de segunda via de contas de consumo (água/luz/telefone); Emissão de guias de recolhimento; Emissão de segunda via de boleto de prestação da casa própria (CDHU); Inscrições em concursos públicos; Inscrições em programas sociais.