Terça-feira, 16 de Abril de 2024
21 DEZ 2014
Daep adquire novo caminhão trucado para coleta de lixo domiciliar

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) adquiriu recentemente um novo caminhão trucado e com caçamba que será utilizado na coleta de lixo domiciliar. Esse é o primeiro caminhão com truck invertido da coleta de lixo do Daep. Essa conquista faz parte do plano de renovação da frota do Departamento e garantirá uma significativa melhoria nos serviços prestados à comunidade.

De acordo com a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, esse caminhão foi reivindicado pelos motoristas e coletores de lixo durante reunião de equipe realizada no ano passado. “Nossos servidores apontaram a necessidade de um novo caminhão, com especificações técnicas adequadas para o serviço e o Daep deu início ao processo de compra”, comentou.

O novo caminhão foi adquirido com recursos próprios, no valor de R$305,5 mil. Ele é da marca Mercedes Benz, tipo Truck Invertido, modelo Apego 1729/48 e na cor branca. Além de ser o primeiro caminhão trucado do Daep, o novo veículo também possui uma capacidade maior de armazenamento de lixo, com 19 metros cúbicos de volume, ao passo que os demais caminhões de coleta de lixo do Daep possuem 12 e 15 metros cúbicos. “Com o novo caminhão a quantidade de lixo coletado será maior e ainda haverá redução de custos de combustível, pois diminui a quantidade de vezes que o caminhão leva o lixo até o Aterro Sanitário”, explicou Sílvia Shinkai.

Renovação

Conforme explicou a presidente do Daep, esta melhoria na coleta de lixo já estava prevista no Plano de Ação desde o início do governo do prefeito Célio de Oliveira, mas devido à falta de recursos financeiros, o Daep não conseguiu fazer o investimento em 2013. O último caminhão adquirido pelo Daep para a coleta de lixo domiciliar aconteceu em 2009.

“Com a aquisição do caminhão novo, melhorará o serviço de coleta de lixo, uma vez que os caminhões usados há alguns anos, apresentam constantes quebras e necessitam de manutenção, ocasionando atraso na coleta de lixo. O caminhão novo diminuirá as despesas com a manutenção corretiva de veículos, não haverá atraso na coleta de lixo e ainda vai possibilitar a manutenção preventiva dos outros veículos”, acrescentou Sílvia Shinkai.

O Daep ainda informa que em breve abrirá novo processo licitatório para a compra de uma nova caçamba de caminhão que irá melhorar a qualidade dos serviços de coleta de lixo domiciliar no município.