22 JAN 2015
Arrastão contra dengue recolhe toneladas de lixo e entulho

A operação prossegue até o fim do recolhimento dos materiais nos bairros mais afetados pela doença

O arrastão promovido pela Prefeitura de Penápolis já recolheu toneladas de lixo e entulhos que serviam de criadouros para o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. A força tarefa contra a doença reúne servidores das secretarias de Saúde, de Obras, de Agricultura, de Educação, de Trânsito, de Esportes, além do Daep (Departamento de Água e Esgoto de Penápolis) e da Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis), desde a última segunda-feira.

A operação está concentrada nos bairros Vila Altimari, Jardim Edejama, Jardim Shangri-lá, Planalto, Vila Santos e Jardim Boa Vista. Essa região é a área mais crítica da cidade, onde foi detectada a maioria dos casos da doença.

Segundo o secretário de Saúde, Alex Marques Cruz, o apoio da população foi fundamental para o bom andamento do arrastão.

“Os moradores colaboraram para que o Arrastão recolhesse o máximo de criadouros possíveis. São mais de 3.300 residências visitadas e mais de 13 mil moradores beneficiados. O serviço prossegue até que todo o material seja recolhido”, explica o secretário.

Todo lixo recolhido terá a destinação correta, seguindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A Secretaria de Saúde já se organiza para que outros bairros recebam a operação, entretanto pede que a comunidade fique atenta e colabore, cuidando para que não haja recipientes que possam acumular água, facilitando a proliferação do mosquito transmissor.