Terça-feira, 23 de Abril de 2024
31 JAN 2015
Daep realiza audiência pública sobre gerenciamento dos resíduos sólidos

A Prefeitura de Penápolis e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) convidam toda a comunidade para a Audiência Pública de apresentação do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. O encontro será realizado no dia 12 de fevereiro, às 19h30 na Câmara Municipal de Vereadores.

O plano traz as diretrizes e ações para uma gestão ambiental adequada e sustentável dos resíduos sólidos, conforme a Lei Federal 12.305 de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Segundo a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, o plano define todo o processo de descarte dos resíduos. “O plano contempla desde a geração até o descarte final dos resíduos sólidos no município, observando aspectos técnicos, operacionais, econômicos, sociais, ambientais e de participação da população”, explica. A apresentação do Plano à sociedade será feita pelo engenheiro ambiental, Fabiano de Souza.

Etapas

A elaboração do Plano Municipal passou por diversas etapas de trabalho. A primeira fase foi realizada no mês de maio de 2014, quando foram feitas reuniões com todos os segmentos da sociedade para apresentar a situação atual da coleta de diversos tipos de resíduos, acondicionamento e destinação final.

Em agosto do ano passado, a segunda etapa apresentou o diagnóstico do município aos geradores de resíduos e quais as propostas de melhoria com base na Lei Nacional. Após esses estudos, o Plano foi formulado e agora será apresentado à comunidade para que seja efetivamente implantado no município.