Terça-feira, 16 de Abril de 2024
12 FEV 2015
Audiência pública sobre Plano de Resíduos Sólidos acontece hoje

A Prefeitura de Penápolis e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) convidam toda a comunidade para participar da audiência pública para a apresentação do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos que acontecerá hoje (12), às 19h30, na Câmara Municipal de Penápolis.

A apresentação do Plano será feita pelo engenheiro ambiental Fabiano de Souza, da empresa Ambiental Costa Oeste Projetos Técnicos e Consultorias, contratada via licitação.

O Plano tem por objetivo promover a sustentabilidade das operações de gestão do lixo, e com isso preservar o meio ambiente e a qualidade de vida da população. A elaboração do plano obedeceu a critérios técnicos, por meio de consultoria especializada. Sem o plano, os municípios não podem receber os recursos do Governo Federal.

O Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos foi formulado em três etapas. A primeira etapa, realizada no mês de maio de 2014, reuniu diversos segmentos da sociedade para apresentar a situação atual da coleta de diversos tipos de resíduos, acondicionamento e destinação final.

A segunda etapa foi realizada em agosto de 2014, quando foi apresentado o diagnóstico aos geradores de resíduos e algumas propostas de melhorias baseadas na Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Após as duas etapas, foram formuladas diretrizes que vão nortear as ações de gestão dos resíduos em Penápolis. A terceira etapa será a apresentação em audiência pública e a implantação efetiva do plano.

De acordo com a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, a participação da sociedade durante todo o processo de formulação do Plano foi fundamental.

“A Lei preconiza que a construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos aconteça mediante processo de mobilização e participação social da população, incluindo a realização de audiências e consultas públicas, como esta que acontece hoje e que convidamos a população para participar”.

Secom - PMP