Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
01 MAR 2015
Daep inicia substituição do emissário da Maria Chica

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) iniciou a substituição parcial do Emissário de Esgoto da Bacia do Córrego Maria Chica. Essa é uma obra conquistada através do Fehidro (Fundo Estadual dos Recursos Hídricos) que tem como objetivo solucionar problemas de vazamento de esgoto que ocasionam poluição ambiental no solo e águas.

Serão trocados mais de 2 mil metros de tubulação, da região próxima a empresa de laticínios Campezina até a lagoa de tratamento, em um investimento de cerca de R$738,3 mil. O novo emissário está sendo instalado ao lado do emissário já existente para que, no final da obra, seja feita a interligação das tubulações.

A empresa responsável pela obra é a Copel Engenharia Indústria e Comércio Ltda, vencedora do processo licitatório. A previsão é que as obras sejam finalizadas em agosto desse ano.

Segundo a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, a obra é uma necessidade pois é preciso dimensionar adequadamente a vazão do emissário de acordo com o crescimento populacional.

“Apesar do município de Penápolis manter um índice de abrangência de 100% de coleta e tratamento de esgotos, suas redes e emissários foram deteriorando ao longo dos anos e atualmente, tem apresentado frequentes extravasamentos de esgotos in natura”, enfatiza.

A área onde será feita a substituição tem um emissário implantado em 1980, com concreto simples de diâmetro de 400mm.

“O material utilizado nessa tubulação não é mais recomendado tecnicamente, pois o contato direto do concreto com os sulfetos gerados pelos esgotos contribui para o rompimento na tubulação”, explica Sílvia. Os novos loteamentos e o crescimento populacional na área urbana aumentaram a carga de esgoto que o emissário tem de suportar, o que contribui ainda mais para os frequentes extravasamentos na tubulação. Nessa obra, serão instalados tubos com 800mm de diâmetro.

“Este emissário é responsável pelo transporte de cerca de 75% da coleta de esgotos na área urbana do município de Penápolis e sua recuperação trará benefícios ambientais e para os recursos hídricos”, conclui a presidente.