18 MAR 2015
Rotatórias na Arnaldo Covolan: Obras mudam aspecto da rodovia e já garantem mais segurança

As obras das duas novas rotatórias na Rodovia Arnaldo Covolan, em Penápolis, já estão modificando o aspecto daquele trecho, além de trazerem mais segurança para motoristas e pedestres. No caso da rotatória próxima à Safra Veículos e ao Garden Shopping, o trabalho já foi finalizado e permite que veículos e pedestres transitem de forma segura. Já a rotatória próxima ao Centro de Lazer do Trabalhador e a Unifardas, a mesma encontra-se em fase final de construção.

As obras das duas rotatórias na Rodovia Arnaldo Covolan ficaram a cargo da RB Engenharia e Construções Ltda, empresa contratada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

Trata-se de um investimento de mais de R$ 1,5 milhão por parte do Governo do Estado de São Paulo, em atendimento às reivindicações da Prefeitura Municipal, que apresentou as solicitações motivada pela necessidade de garantir segurança ao transitar pela rodovia.

“Aquela região teve um aumento considerável no fluxo de veículos devido à inauguração do Garden Shopping. Além disso, já existia um grande movimento no local devido às empresas localizadas às margens da rodovia”, justificou o prefeito Célio de Oliveira.

“A Arnaldo Covolan também é a principal via de acesso de ônibus ao Terminal Rodoviário da nossa cidade”, completou.

Esses dois dispositivos de segurança, que ajudam na ordenação do trânsito quando uma rodovia corta a cidade, estão localizadas no quilômetro 5 + 460 metros (trecho de acesso à Marginal Maria Chica) e no quilômetro 7 + 10 metros (trecho de acesso à avenida João Fatori).

O prefeito Célio ainda comentou que, no mesmo trecho, será construída em breve, a via marginal, de aproximadamente 3 quilômetros, à esquerda da rodovia Arnaldo Covolan (sentido de saída da cidade). A obra está orçada em R$ 2,5 milhões, e serão executadas com recursos da Secretaria de Infraestrutura Urbana do Governo do Estado de São Paulo.

“São investimentos que garantirão a segurança dos funcionários das empresas que estão às margens da rodovia que poderão utilizar a via marginal, ao invés do acostamento da Arnaldo Covolan”, frisou Célio.

“A via marginal com certeza trará mais segurança e agilidade. Também será construída uma ciclovia, uma vez que o local é muito utilizado por ciclistas para as suas atividades físicas”, disse ele.

Esse referido conjunto de obras contempla serviços de pavimentação asfáltica (22.473,00 metros quadrados), rede de distribuição de água e esgoto sanitário (1.905,00 metros quadrados), galerias de águas pluviais (1.135,00 metros lineares), guias e sarjetas (4.994,00 metros lineares), iluminação pública (2.970,00 metros), passeio público (10.848,00 metros quadrados), ciclovia (4.390,50 metros quadrados) e sinalização horizontal (744,40 metros quadrados).