Sexta-feira, 29 de Março de 2024
18 MAR 2015
Pontos MIS: Penápolis terá oficina e sessões gratuitas de cinema no mês de março

Em mais um ano de parceria da Prefeitura de Penápolis com o Programa Pontos MIS, a cidade receberá neste mês de março, a oficina “A Música do Filme: das Origens aos Novos Olhares Sobre a Música de Cinema”, que acontecerá dia 21, e sessões gratuitas de cinema para a comunidade, com a exibição de dois filmes: “Lápide” (curta metragem) e “Reflexões de um liquidificador” (longa metragem), no dia 28 de março.

A Oficina de Música de Cinema será realizada no dia 21 de março, das 9h às 13h, no Cine Teatro do CEU das Artes, na Vila Aparecida. Ela será ministrada pelo compositor e produtor musical Tony Berchmans, ele é autor do livro A Música do Filme – Tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema. Tony é Engenheiro pós-graduado em Comunicação pela ESPM-SP, desde 1992 trabalha no mercado de produção fonográfica, coordenando, compondo e produzindo som para rádio, tv, cinema e internet.

O objetivo da oficina é apresentar ao participante o universo da música de cinema em vários aspectos: as origens e a evolução da composição musical no cinema, a importância da música na narrativa cinematográfica, os compositores de trilha sonora e finalmente os novos olhares e tendências da composição da música do cinema contemporâneo. São oferecidas 30 vagas, para pessoas a partir dos 16 anos. Os interessados devem fazer sua inscrição antecipadamente na Biblioteca do CEU das Artes.

Filmes

Já as sessões gratuitas de cinema acontecerão nos dias 24 e 25 de março, para os alunos das escolas estaduais previamente agendadas. E no dia 28 de março, sábado, a exibição dos filmes será aberta ao público, a partir das 20h, no Cine Teatro do CEU das Artes. Todos estão convidados.

No longa-metragem “Reflexões de um liquidificador”, um filosófico liquidificador nos conta de sua amizade com Elvira, uma dona de casa que passa por um momento agitado em sua vida. Seu marido, Onofre, desapareceu há alguns dias, e ela decide ir à polícia dar queixa do sumiço. Quando Onofre desaparece, os vizinhos e amigos do casal querem ajudar, mas Elvira só confia no liquidificador. Ainda mais que a polícia começa a desconfiar de assassinato, e o investigador Fuinha se encarrega do caso, disposto a tudo para descobrir a verdade. Brasil, 2010, 80 min. Elenco: : Ana Lucia Torre, Selton Mello, Fabiula Nascimento, Aramis Trindade, Marcos Cesana e Germano Haiut. Classificação: 18 anos.

No curta-metragem “Lápide”, um casal discute sobre amor, morte e a compra de um túmulo. Brasil, 1997, 17 min. Elenco: Denise Fraga, Antonio Calloni. Classificação: 12 anos.

Serviço

O CEU das Artes fica localizado na Rua Manoel Foz, 515, na Vila Aparecida, próximo ao Cemitério Municipal de Santa Cruz. Mais informações e inscrições para oficina podem ser feitas na Biblioteca do CEU das Artes, pelo telefone (18)3652.2717.