Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
19 MAR 2015
Prefeitura finaliza conserto em desbarrancamento na linha férrea

As obras de contenção do barranco próximo à linha férrea, no trecho urbano de divisa com o bairro São Joaquim, foram finalizadas pela Prefeitura de Penápolis, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços. Além da reposição de terra, a Prefeitura também refez as guias e sarjetas daquela localidade, já que as mesmas foram prejudicadas com o desbarrancamento.

Para as obras, a Secretaria de Obras executou uma barreira de contenção do talude e o reaterro compactado do trecho. Também foram refeitos cerca de 20 metros de guias e sarjetas que haviam sido destruídas com a erosão. O reparo foi realizado pelos servidores municipais com utilização de material próprio da Prefeitura.

“Durante o período de reparos, a Secretaria se preocupou em sinalizar o trecho adequadamente, com a interdição parcial da via para garantir a segurança de ciclistas, motoristas e pedestres”, destaca o secretário.

Agora, a Secretaria Municipal de Agricultura fará a reposição da camada vegetal do barranco, com a plantação de grama e outras espécies vegetais.

Apesar da Empresa Concessionária ALL (América Latina Logística) ter o domínio e a concessão da linha férrea, a Prefeitura foi obrigada a intervir em caráter emergencial.

Segundo o secretário de Obras, Reinaldo Munhoz Morás, a ação foi necessária para evitar mais danos, como o comprometimento da pavimentação asfáltica da rua Marechal Rondon.

“A ALL já havia realizado uma remodelação do talude nesse ponto que divide a linha férrea com a rua Marechal Rondon. Porém não seguiram as especificações técnicas, como a inclinação correta do barranco e forração vegetal que serve como controle em dias de chuvas”, esclarece o secretário de Obras da Prefeitura.