Quinta-feira, 28 de Março de 2024
22 MAR 2015
Dia da Água é comemorado com diversas atividades em Penápolis

Hoje, dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água, e para celebrar a data, o município de Penápolis realiza a Semana da Água 2015, que começou dia 18 e vai até 25 de março, com uma extensa programação de atividades envolvendo escolas, entidades e comunidade em geral

No dia 18, o ecoesportista Dan Robson navegou pelo Ribeirão Lajeado a bordo de seu moderno caiaque para analisar a qualidade hídrica do manancial que abastece Penápolis. Ele também conversou com dezenas de alunos que o recepcionaram na sede do CEA (Centro de Educação Ambiental).

Na quinta-feira, 19, Dan Robson fez uma apresentação pública de seu trabalho de análise da qualidade da água do Ribeirão Lajeado. Foi realizada uma palestra aberta ao público no Sindicato Rural de Penápolis, onde ecoesportista fez um comparativo da qualidade da água apresentada no ano passado e agora, em 2015. “A qualidade da água do manancial é muito boa, o PH é ótimo e portanto, não oferece risco. Também percebi que em 2014 haviam alguns pontos críticos com lixo no entorno do rio, mas desta vez, não foi encontrado, o que mostra a preocupação com a preservação do manancial”, comentou.

Dan Robson também disse que Penápolis tem uma situação privilegiada de abastecimento comparada a outras cidades que enfrentam a falta de água. “Em Penápolis não falta água e a água é de qualidade”, afirmou. Ele elogiou o trabalho de preservação ambiental desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado e também de conscientização das crianças, feito pelo CEA – Centro de Educação Ambiental.

O retorno de Dan Robson a Penápolis contou com patrocínio da empresa ProMinent, que custeou as despesas (condução, combustível, hotel e alimentação); é uma empresa de origem alemã que apresenta soluções inovadoras na área do tratamento de água.

Sarau

Na sexta-feira, 20, foi realizado o Sarau na Praça 9 de Julho, com a participação de escolas municipais, estaduais, entidades e demais artistas da comunidade. O público presente pode conferir apresentações de dança, música, teatro, paródia, jogral, além da Orquestra Filarmônica Jerusalém, de Penápolis. O ecoesportista Dan Robson também prestigiou o evento.

Em seu pronunciamento, o prefeito Célio de Oliveira ressaltou o trabalho de preservação do manancial que abastece a cidade, executado pelo Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado há vários anos. Célio anunciou também a construção de mais dois reservatórios de água em Penápolis. “A Prefeitura e o Daep vão construir mais dois reservatórios de água, um no Jardim do Lago e outro no Pereirinha, o que vai beneficiar mais de 40 mil moradores penapolenses”, disse. O prefeito ainda lembrou que mesmo não tendo falta de água em Penápolis, é preciso usar esse recurso natural de forma racional.

Ao final das apresentações, todas as escolas receberam troféu de participação e camiseta personalizada do evento.

Pedágio

Como encerramento da Semana da Água 2015, nos dias 24 e 25 de março, haverá uma Intervenção Urbana das 8h às 11h, com pedágio nos semáforos do centro da cidade, orientando os condutores para o uso racional da água.

A Semana da Água é uma realização da Prefeitura de Penápolis, Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e o apoio do Sindicato Rural de Penápolis.