Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
29 MAR 2015
Prefeitura investe em melhorias na Merenda Escolar

Introdução de novos alimentos e novidades na aquisição dos produtos garantem satisfação de alunos e merendeiras. Conselho de Alimentação aprova ações.

A alimentação adequada em período escolar é muito importante para o desenvolvimento e aprendizado do aluno. Por esta razão a Secretaria Municipal de Educação de Penápolis tem dado atenção especial para a Merenda Escolar, com a introdução de novos alimentos nutritivos e ainda novidades na aquisição dos produtos, que garantem melhores condições de trabalho às merendeiras.

No ano passado, o filé de peixe foi introduzido na alimentação dos alunos do Ensino Infantil; e desde o início deste ano, o alimento também passou a integrar o cardápio da merenda nas escolas de Ensino Fundamental.

Além de agradar os alunos com a inclusão de novos alimentos, as merendeiras também foram beneficiadas com algumas mudanças simples na aquisição dos alimentos, mas que favorecem a agilidade no preparo da comida. A aquisição do frango, por exemplo, que há anos era comprado inteiro para as escolas, mudou; agora está sendo comprado apenas o peito, a coxa e a sobrecoxa, todos já desossados e sem pele.

Os grandes pedaços de carnes, que antes tinham de ser cortados pelas merendeiras, também foram substituídos por porções de carne congelada em cubos ou tiras. Outra novidade foi a aquisição do alho já descascado, em substituição do alho em bulbo.

Todas essas melhorias foram identificadas no dia a dia de trabalho das merendeiras junto com a nutricionista da Secretaria de Educação da Prefeitura, Larissa Avansi Marques, e aprovadas pelo CAE – Conselho de Alimentação Escolar de Penápolis.

Qualidade

De acordo com a nutricionista Larissa Marques, essas mudanças aparentemente simples, conseguem melhorar a qualidade da merenda escolar oferecida aos alunos e também proporcionam melhores condições de trabalho às merendeiras.

“A alteração na compra do frango, por exemplo, levou em conta a preferência dos alunos que é pelo peito e pela coxa e sobrecoxa. Isso também contribuiu para o rendimento do trabalho das merendeiras, pois o frango agora vem sem osso e sem pele, diminuindo o tempo de preparo do alimento”, explicou.

Para o secretário municipal de Educação, professor José Carlos Pansonato Alves, essas novidades têm contribuído para o rendimento do serviço das servidoras, e principalmente têm trazido a satisfação dessas profissionais.

“Buscamos sempre melhorar as condições de trabalho de nossos funcionários, e essas mudanças foram muito positivas. Conseguimos diminuir o desgaste natural da profissão, já que antes as merendeiras precisavam cortar muitos quilos de carne, desossar e limpar dezenas de frangos, e muitas delas, ao longo do tempo, acabavam desenvolvendo LER (Lesão por Esforço Repetitivo), ocasionando muitas licenças e afastamentos”, comentou o secretário, o professor Zequinha.

Avanço

A presidente do Conselho de Alimentação Escolar, professora Cristina Delboni, elogiou as mudanças realizadas na merenda escolar.

“Foi um avanço extremamente considerável em relação aos gêneros adquiridos. Isso favorece os alunos e também os profissionais”, afirmou.

Ela ressalta que a aquisição e recebimento dos alimentos são feitos com esmero e rigor por parte da Secretaria de Educação, Cozinha Piloto, nutricionista e merendeiras.

“Todo esse trabalho é feito em conjunto pela Secretaria de Educação e Conselho de Alimentação Escolar, e por isso estamos sempre buscando melhorias tanto com relação aos alimentos, quanto às condições de trabalho das merendeiras. Temos que levar em consideração que, para muitas crianças, a merenda escolar é a melhor refeição do dia”, concluiu a presidente do CAE.