Terça-feira, 16 de Abril de 2024
02 ABR 2015
Vigilância orienta moradores sobre a pulverização casa a casa

Paralelo ao trabalho de nebulização realizado por viaturas da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) no período noturno, a Secretaria de Saúde, por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica, também prossegue com a pulverização casa a casa, feita durante o dia por seis equipes compostas por três agentes cada, com aparelhos costais UBV (Ultra Baixo Volume), que percorrem as residências.

Nos últimos dias, a população penapolense foi surpreendida por uma onda de boatos sobre assaltos em residências, que teoricamente foram praticados por pessoas se fingindo passar pela equipe de pulverização. “Vale ressaltar que esses fatos não correspondem à realidade, pois não há nenhuma ocorrência registrada e infelizmente estão se espalhando com muita rapidez pelas redes sociais e aplicativos de celular”, disse o secretário de Saúde, Alex Marques Cruz.

“Infelizmente, devido a essa boataria, o serviço de visita casa a casa e de pulverização estão sendo prejudicados, uma vez que os moradores, temerosos de serem assaltados, não permitem a entrada das equipes de pulverização em sua residência”, lamentou o secretário Alex.

Identificação

Entretanto, a Vigilância Epidemiológica orienta os moradores para a identificação correta dos funcionários que atuam nos serviços de visita e pulverização. “Os funcionários que percorrem as residências trabalham durante o dia e estão devidamente identificados com uniformes e crachás. Além disso, os trios de pulverização possuem equipamentos como bombas costais e máscaras de proteção”, explicou o chefe de serviço da Vigilância, Vlademir Marangoni Filho. “Outra particularidade do serviço é que no máximo duas pessoas entram nas residências, nunca em bando”, acrescentou.

Com relação à nebulização feita pelo carro da Sucen no período noturno, nenhum funcionário deve entrar nas residências. “A nebulização aplicada à noite pela viatura é feita apenas na rua. A pulverização dentro das residências é realizada durante o dia.

Na parte da noite, nenhum funcionário está autorizado a entrar nas casas”, alertou Marangoni.

Bairros

Nos próximos dias, os seis trios de pulverização que entram nas residências vão percorrer parte da região central da cidade, Vila Altimari, Vila Santo Antônio, Vila Fátima, Vila América, Jardim Tropical e Pereirinha.

Mesmo assim, se qualquer morador ainda tiver dúvida para permitir a entrada em sua residência, poderá entrar em contato com a Vigilância por meio dos telefones (18)3653.5242 ou 3652.7802, ou ainda na Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800.779.55.55. Na Ouvidoria também é possível fazer denúncias e reclamações.