Quinta-feira, 28 de Março de 2024
05 ABR 2015
Avança a construção de nova escola no Haroldo Camilo

Estão em ritmo acelerado as obras de construção da nova Escola Estadual que está sendo erguida no Residencial Haroldo Camilo, em Penápolis. Trata-se de um investimento de quase R$5 milhões do Governo Estadual que vai beneficiar mais de 500 alunos da região. Na última semana, o prefeito Célio de Oliveira e o secretário municipal de Educação, professor José Carlos Pansonato Alves, conferiram o andamento das obras, acompanhados de representantes da Diretoria Regional de Ensino.

O prefeito Célio de Oliveira ficou satisfeito com a agilidade das obras e a estrutura do imponente prédio que está sendo construído em terreno de mais de 6.500 metros quadrados, doado pela Prefeitura de Penápolis.

“Nossa expectativa é que a nova escola estadual esteja em funcionamento no próximo ano de 2016, desafogando a grande demanda de alunos atendidos hoje pela Escola Estadual Profª Luiza Maria Bernardes Nory, no bairro Jardim Eldorado”, disse o prefeito, satisfeito com o andamento do empreendimento.

Segundo comentou a dirigente regional de ensino, professora Sueli Aparecida da Silva Bonfietti, a nova escola estadual terá 8 salas de aula, além de laboratório de ciências, salas de leitura, informática e quadra poliesportiva coberta.

“Essa escola seguirá todos os padrões de acessibilidade e sustentabilidade, com reuso de água e aquecimento solar”, destacou a dirigente de ensino.

Demanda

De acordo com a diretora do CIE – Centro de Informações Educacionais, Maria Rosângela Garcia de Mello, para o ano letivo de 2016, a nova escola poderá atender cerca de 560 alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio, em dois períodos (manhã e tarde), sendo 35 alunos por sala

“A partir de junho será feito um estudo da demanda de alunos da região, para avaliar a necessidade das salas de Ensino Médio”, comentou.

A diretora do CIE esclarece que para o ano letivo de 2016, a escola ainda não funcionará em período integral. “Após o funcionamento da escola e análise da demanda, teremos condições de avaliar a necessidade de atendimento em período integral, que deverá iniciar em 2017”, explicou Rosângela Mello.

A nova escola deverá atender a demanda de alunos dos bairros Haroldo Camilo, Pereirinha, Tropical, Jardim Atlântica, Sílvia Covas, Gualter Monteiro, Osvaldo Vizoni e adjacências.

“A perspectiva é que a nova escola estadual possa atender toda essa região, para que os alunos não precisem ser transportados para outras unidades mais distantes”, acrescentou a diretora do CIE, Rosângela Mello.

Construção

Conforme informou a diretora técnica do Núcleo de Obras e Manutenção, Valdira de Fátima Iatarola Iceri, atualmente a escola estadual possui 55% da estrutura física construída. As obras foram iniciadas em meados de setembro de 2014, com previsão de término para novembro de 2015; e início das aulas em 2016.

As obras são executadas pela empresa Construmik Comércio e Construção Ltda, de São Paulo, vencedora da licitação realizada pelo Governo Estadual, responsável pelo fornecimento de materiais e mão de obra. O valor da obra é de R$4.979.450,85, com recursos provenientes do FDE – Fundo para Desenvolvimento da Educação.