Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
16 ABR 2015
Penápolis comemora Dia da Conservação do Solo

Em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, celebrado no dia 15 de abril, o CEA – Centro de Educação Ambiental do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) em parceria com o CIRL - Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, levou alunos das escolas estaduais para conhecerem o trabalho de conservação de solo que é realizado há anos pelo Consórcio.

Cerca de 100 alunos das escolas estaduais “Profª Luiza Maria Bernardes Nory”, do Jardim Eldorado e “Profª Ester Eunice Almeida Faria de Oliveira”, da Cidade Jardim, visitaram uma propriedade rural no bairro Córrego Grande, onde a equipe do Consórcio Ribeirão Lajeado executava seu trabalho.

De acordo com a pedagoga do CEA, Fernanda Campachi, essa atividade de campo foi muito proveitosa para os alunos, pois tiveram a oportunidade de ver o trabalho sendo executado. “Foi uma verdadeira aula sobre solo. Os alunos interagiram, fizeram perguntas e com certeza, aprenderam muito”, comentou.

O coordenador do CIRL, José Raphael Caputo, o Carioca, fez questão de acompanhar os alunos e explicar a importância do trabalho de conservação do solo que é realizado pelo Consórcio. “Os alunos puderam ver nossa equipe com as máquinas e tratores trabalhando na execução das curvas de nível, manejo do solo, que são fundamentais para evitar erosão e ainda favorecer a produção agrícola”, explicou o coordenador do Consórcio, Raphael Caputo.

Em continuidade à programação especial do Dia da Conservação do Solo, na próxima quarta-feira, 29, será realizado o projeto “Cuidando do nosso bairro”, com os alunos da Emef “Profª Joana Helena de Castilho Marques”, onde a equipe do CEA acompanhará as crianças para uma visita na horta comunitária do bairro Monreal. O evento também será realizado em parceria com a Vigilância Epidemiológica, com passeata dos alunos pelas ruas do bairro e panfletagem de combate à dengue. Esse evento seria realizado ontem, 15, mas precisou ser adiado devido a pancada de chuva que ocorreu pela manhã.