Terça-feira, 23 de Abril de 2024
23 ABR 2015
INFORMAÇÃO IMPORTANTE: Forte chuva na nascente do Lajeado prejudica tratamento da água e faz Daep reduzir fornecimento

Pelas próximas horas é fundamental que a população penapolense colabore na medida do possível para o uso racional de água tratada, evitando o desperdício.

Por conta de uma chuva muito forte ocorrida na última madrugada, com precipitação ainda maior na região da nascente do Ribeirão Lajeado (nas proximidades de Alto Alegre - cerca de 120 milímetros), houve o rompimento de algumas curvas de nível existentes em propriedades rurais lindeiras ao ribeirão.

Com isso, o nível de turbidez da água, em razão de muito barro, está elevado. Tal situação está impossibilitando a ação das substâncias que ajudam a limpar a água. Por volta das 22h o nível estava em 4.000, quando o adequado é 1.000.

Por esta razão, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) precisou tomar medidas para prevenir a falta de abastecimento, até que a situação se normalize e possibilite voltar a tratar a água adequadamente.

Com relação ao fornecimento, pelo menos pelas próximas horas, e principalmente à noite, horário de menor uso, a pressão da água estará sendo diminuída. O Daep possui reservação com capacidade para abastecer a cidade normalmente por 24 horas, entretanto é necessário economizar até que a turbidez da água baixe e permita o tratamento adequado.

As medições do nível de turbidez são feitas de hora em hora, e não serão interrompidas; o trabalho será feito noite adentro. Existe a possibilidade de resolução no período da tarde de amanhã (quinta-feira, 23).

Vale destacar que não se trata de nenhum problema técnico na Estação de Tratamento de Água, tampouco nos reservatórios, e sim da quantidade de barro existente no manancial por causa da tromba d�água, o que deve diminuir em breve. Pede-se a compreensão e colaboração do povo de Penápolis.

ATUALIZAÇÃOA água do Ribeirão Lajeado já voltou às condições necessárias para tratamento. Bombas da Estação de Captação voltaram a ser ligadas desde às 03h e estão enchendo novamente os reservatórios. A previsão é de que até o início da tarde o abastecimento na maior parte dos bairros já esteja normalizado.