Quinta-feira, 28 de Março de 2024
06 MAI 2015
SANEAMENTO: Prefeito conquista quase R$ 2 milhões para desassorear lagoas de tratamento

O prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, e a diretora presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Sílvia Shinkai, assinaram no último dia 29, um convênio no valor de quase R$ 2 milhões que garantirá o desassoreamento das ETEs – Estações de Tratamento de Esgoto. A assinatura do convênio foi realizada em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, na presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O convênio para a “Implantação de Melhorias Estruturais e Desassoreamento das ETEs do município de Penápolis” foi assinado entre o Daep e a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, com recursos oriundos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), no valor de R$ 1,7 milhão, mais a contrapartida do município, no valor de R$ 107.914,59.

De acordo com o prefeito Célio de Oliveira, com esse recurso, Penápolis conseguirá melhorar todo o sistema dos dois complexos existentes de Estação de Tratamento de Esgoto.

“Atualmente, as duas estações de tratamento de esgoto recebem efluentes domésticos de todos os bairros da cidade, estando sobrecarregadas e necessitando de obras de manutenção, que não são feitas há anos, para continuar garantindo qualidade do serviço e a qualidade de vida das pessoas”, observou.

Com a assinatura do convênio, o Daep deu início aos trâmites para abertura da licitação que contratará a empresa responsável pelas obras.

PROBLEMA

“Quando assumimos a gestão da Prefeitura de Penápolis em janeiro de 2013, nos deparamos com esse grande problema, que é o assoreamento das lagoas de tratamento. Por conta disso batalhamos duro no ano passado junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, o qual sou presidente desde março deste ano, para conquistar enfim essa verba tão importante para Penápolis”, acrescentou Célio.

O prefeito lembrou ainda que trata-se de uma obra grande e complexa, que deve levar cerca de 9 meses para ser executada.

“Vamos, além de desassorear as três lagoas, promover uma grande modernização no sistema de captação de esgoto. Isso vai permitir um tempo bem maior de vida útil para esse sistema”, contou ele.

“Muitas vezes, esse tipo de obra, que vai demandar quase R$ 2 milhões, fica longe dos olhos da população, que normalmente não vê, não sabe ou não se lembra, entretanto são investimentos vultuosos de fundamental importância para manter a qualidade de vida. Saneamento é saúde, e não podemos fazer vista grossa a esse problema que vem se arrastando há tempos por falta de manutenção.

Não investir nisso seria condenar a natureza a um colapso”, considerou o prefeito.

CONQUISTA

O prefeito de Penápolis recordou ainda a importância da atuação de Penápolis dentro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, pois graças a este trabalho, na época da aprovação do projeto de desassoreamento das lagoas de tratamento de esgoto, a cidade conseguiu o financiamento de três importantes projetos, que juntos somam R$ 2.181.309,67.

O valor aprovado pelo comitê em junho do ano passado, corresponde a mais de um terço dos cerca de R$ 6 milhões, destinados na época, aos projetos apresentados pelos 42 municípios pertencentes ao comitê.

“Esta destinação dos recursos para Penápolis se deve a um trabalho importante de articulação que realizamos para obter aprovação dos representantes das câmaras técnicas”, comentou Célio.

O projeto aprovado de maior valor no ano passado, e que foi assinado agora junto ao Governo do Estado, é esse de R$1,7 milhão; outros dois estão sendo aguardados para assinatura em breve. Um é referente a recursos para aquisição de uma máquina pá carregadeira, destinada ao Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, no valor de R$ 285 mil. O objetivo é agilizar o atendimento aos proprietários rurais, efetuando manejo conservacionista de solo (curvas de nível, bacias coletoras) nas propriedades rurais.

E por fim, existe o projeto de construção da Unidade de Educação Ambiental, para sensibilização e mobilização na gestão de recursos hídricos, no valor de R$196.309,67. Trata-se de ampliar a concepção de educação ambiental, sustentabilidade e suas implicações na educação pública, privada e comunidade em geral. “Assim estaremos abrindo espaço para discussão dos problemas socioambientais e colaborando para a qualidade de vida da população”, finalizou o prefeito.