Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
08 MAI 2015
Meio Ambiente: Recicladores são beneficiados com recursos para melhoria da cooperativa

Valor será aplicado na aquisição de um caminhão, duas prensas e um marmiteiro para os trabalhadores da Corpe; número de cooperados cresce a cada dia

Na última quarta-feira, dia 06, a Corpe (Cooperativa de Recicladores de Penápolis) recebeu da Fundação Banco do Brasil o repasse de R$67.490,00. A solenidade de entrega do cheque ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito Célio de Oliveira, do presidente da cooperativa, Francisco Cirilo Alexandre, representantes do Banco do Brasil e demais autoridades.

O valor será aplicado na aquisição de um caminhão de pequeno porte "tipo EFA", duas prensas e um marmiteiro. Segundo a diretora presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, esse investimento servirá para melhorar a infraestrutura da Corpe.

“Além do apoio que o Daep e a Prefeitura dão à cooperativa, o repasse da Fundação do Banco do Brasil é de extrema importância para a operacionalização do trabalho dos integrantes. Essa é uma parceria que torcemos para que tenha continuidade”, disse Sílvia.

O objeto deste prêmio, segundo o projeto do Banco do Brasil, é o apoio às ações sociais e ambientais desenvolvidas por instituições e entidades de direito privado sem fins lucrativos. Os projetos têm a atuação voluntária de funcionários do BB (da ativa ou aposentados), em iniciativas de geração de trabalho e renda e cuidado ambiental.

No caso da Corpe, o servidor voluntário, Aderbal José de Melo, intermediou o processo.

Transformação

O prefeito Célio de Oliveira, que prestigiou a solenidade na Câmara, destacou em seu pronunciamento a evolução da Corpe nos últimos anos.

“Em 2013, quando entramos na Prefeitura de Penápolis, existiam apenas 14 cooperados, com uma renda diária de aproximadamente R$15, e uma pressão para que o recolhimento do material reciclável fosse terceirizado. Isso significaria o fim da Corpe”, lembrou Célio.

“Decidimos que esse desafio seria encarado pela administração, e traçados um plano de ação para incentivar e valorizar o serviço destes profissionais. O resultado disso é que hoje existem 54 cooperados, com uma diária que dobrou para R$32 em média, além do fornecimento de uma cesta básica para aqueles que cumprem a jornada de trabalho adequadamente”, comemorou ele.

“Esse foi um processo de transformação da cooperativa, com aumento da renda, participação de mais cooperados. Parabéns aos trabalhadores que transformaram a cooperativa e ajudam de modo significativo a manter a qualidade de vida de nossa cidade”, enfatizou o prefeito.

“Por isso, esse projeto é fundamental para essas 54 famílias. Temos que agradecer a Fundação Banco do Brasil, que pelo 6º ano consecutivo contempla entidades de Penápolis. Esperamos que essa parceria tenha continuidade, pois precisamos de iniciativas que fortifiquem a Corpe, tragam melhores condições de trabalho e renda”, concluiu Célio.

Secom - PMP