Sexta-feira, 29 de Março de 2024
10 MAI 2015
DESENVOLVIMENTO: Empresários acreditam no potencial da cidade e expandem negócios

Doação de áreas remanescentes garante novos investimentos e fomenta a geração de empregos e renda

Com localização privilegiada, devido à facilidade de acesso a importantes rodovias, e também às condições de qualidade de vida, Penápolis a cada dia se torna um terreno fértil para a efetivação de negócios que contribuem para o desenvolvimento da economia local e regional. Exemplos disso são os empresários Márcio Tadeu Boisa Alonso e Fernando Martins Calvo, que estão investindo na construção de grandes prédios próprios, que garantem a ampliação de suas atividades.

De acordo com o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, o poder público local recentemente destinou três áreas para que estes empreendedores locais pudessem se expandir.

Após aprovação do Legislativo, foi definida a concessão, por comodato de 15 anos, de uma área de aproximadamente mil metros quadrados na Rua João Fattori (ao lado da Incubadora de Empresas), aos negócios do empresário Márcio Tadeu. Tratam-se da GTNOX Indústria e Comércio, que é fabricante de grades de proteção adaptadas para veículos, além da Distribuidora do E-Commerce General Car Acessórios Automotivos.

Atualmente essas empresas, somando-se à loja física da General Car, empregam cerca de 56 funcionários. E segundo previsões do empresário Tadeu, após a conclusão dos prédios na área cedida pela Prefeitura, este número deve subir para cerca de 80.

Na semana passada, o prefeito Célio de Oliveira e o secretário municipal de Desenvolvimento Trabalho e Turismo, Enio Cesar Almeida, estiveram visitando as obras em companhia do empreendedor. No local, os representantes da prefeitura puderam conhecer detalhes do projeto, que deve contribuir ainda mais, de forma significativa, para o crescimento econômico local.

Tadeu contou ao prefeito e ao secretário que ao todo estão sendo investidos cerca de R$ 1,5 milhão nos dois prédios, um ao lado do outro.

Atualmente a GTNOX funciona em 3 boxes do Projeto Incubadora, entretanto o prédio novo deve ficar pronto até o final do ano, segundo as previsões. A loja física da General Car, cujas instalações ficam na Marginal do Córrego Santa Leonor (avenida João Antônio de Castilho), não serão modificadas. A empresa a ocupar a área ao lado da GTNOX destina-se às atividades da loja virtual.

SUNSYSTHEM

Outro grande empreendimento que será erguido em terreno paralelo, cedido pelo Município pelo mesmo critério, é a sede própria da empresa Sunsysthem, do empreendedor Fernando Martins Calvo. A mesma já funciona na cidade em prédio alugado, próximo à rodovia Arnaldo Covolan, entretanto a projeção é de não só construir a sede própria, como também aumentar a produção.

Empresa de capital 100% nacional, a Sunsysthem desenvolveu tecnologia inovadora e pioneira que possibilita captar e utilizar a energia solar em seus produtos. Os produtos de sinalização desenvolvidos pela Sunsysthem vêm tendo grande aceitação na sinalização viária, iluminação pública, segurança patrimonial, sinalização náutica e aérea.

A variada gama de produtos da Sunsysthem inclui: tachas e tachões sinalizadores de piso, redutor de velocidade e sinalização de aproximação; balizadores destinados à sinalização de entradas e saídas à grande distância, bem como em paisagismo.

Ainda na lista de produtos da Sunsysthem está o sinalizador solar 360° para iluminação de prédios, torres de telefonia celular, torres de energia elétrica, rádio-freqüência, caixas d�água cones; barreiras; e giroflex.

Segundo o empresário Fernando, os produtos se diferenciam dos convencionais pela utilização de baterias alimentadas por energia solar, o que significa, entre outros benefícios, consumo zero de energia elétrica.

A construção deve ser iniciada nos próximos meses, dependendo apenas de alguns ajustes para acerto do terreno.

APOIO

“Vamos apoiar as empresas no que for possível. Se nós apoiarmos os empreendimentos que já existem, e que são muitos, e se cada uma gerar pelos menos um ou dois empregos, isso já equivale uma nova grande empresa”, considerou o prefeito Célio.

“É importante essa ação do poder público. Descobrimos que apoiar quem já está aqui dentro, ajudando a gerar novos empregos, pode ser também uma ação efetiva para a empregabilidade dentro da cidade, sem contar com a arrecadação, pois o ICMS é todo recolhido no município”, avaliou.

“Vamos apoiar a vinda de empresas de fora, mas ficaremos com o olho atento a quem já está aqui gerando empregos e quer gerar mais”, concluiu ele.