Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
14 MAI 2015
Campanha contra a gripe termina no dia 22

Idosos, gestantes e crianças devem ficar atentos à Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) que prossegue até o dia 22 de maio. Até sexta-feira, dia 15, a vacina ficará disponível em todas as unidades básicas de saúde, das 07h às 17h. É necessário levar a carteirinha de vacinação.

A Campanha de vacinação contra a gripe é voltadas aos idosos a partir de 60 anos, às mulheres gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças menores de cinco anos, doentes crônicos com apresentação de receita médica, além de profissionais da saúde e população indígena.

No último sábado, foi realizado o Dia D de Vacinação. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, até o momento foram vacinados cerca de 18,2% do público alto da campanha. O enfermeiro Alexandre Pereira de Almeida alerta para a importância da vacinação.

“O clima mais frio já começou e esse é um período em que o vírus da gripe se multiplica. Por isso é importante que a população não demore a se proteger. Essa vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1)”, explica o enfermeiro.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade global, principalmente no caso de idosos. O Ministério da Saúde ainda destaca que a vacina é segura e consiste em uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe.