Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
16 MAI 2015
Prefeitura inicia projeto para plantio de árvores nas calçadas da cidade

Após a execução do serviço de limpeza e capinação de guias e sarjetas nas ruas centrais da cidade, a Prefeitura de Penápolis iniciou ontem, 15, o plantio de árvores nos espaços determinados nas calçadas, também chamados de meia lua.

A limpeza geral das calçadas, guias e sarjetas foi inicialmente realizada na área central da cidade, compreendida entre as ruas Tiradentes até Augusto Pereira de Moraes e entre as avenidas Santa Casa até a Marginal Maria Chica. Além da capinação e recolhimento dos resíduos, a equipe também promoveu a pintura das guias, reforçando a sinalização.

Nesta segunda etapa do serviço, a equipe está fazendo o plantio de mudas de árvores nas calçadas. “Passamos por diversos pontos que possuem canteiros vazios. Por isso, também faremos o plantio nesses locais”, explicou o chefe de serviço e coordenador da ação, José Antônio de Oliveira.

“Preferencialmente serão plantadas espécies que produzem flores e sombra, como por exemplo, o resedá gigante, pata de vaca, ipê branco e oiti”, completou. As mudas de árvores que estão sendo plantadas nos canteiros das calçadas foram doadas pela Flora Tietê, por meio de parceria com a Prefeitura de Penápolis. Toda essa ação é executada com a união de esforços das Secretarias de Agricultura e de Obras e Serviços, com o apoio do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), fornecendo funcionários, equipamentos e máquinas para a realização do serviço de limpeza, pintura e plantio de mudas.

Para o prefeito Célio de Oliveira, essa é uma ação aparentemente simples, mas que muda totalmente o aspecto visual da cidade.

“Tínhamos muitos locais onde as guias e sarjetas estavam em uma situação crítica, com mato alto, prejudicando até a passagem de pedestre. Mas com a limpeza desses locais, pintura das guias e agora o plantio de árvores, nossa cidade está ficando mais bonita, colorida e limpa”, comentou o prefeito. Essa é uma ação contínua que além da região central, deve contemplar todos os bairros da cidade.

Força Tarefa

A Prefeitura de Penápolis ainda informa que a partir da próxima semana, toda quinta-feira, será realizada uma Força Tarefa em toda a cidade, onde homens e máquinas vão percorrer os bairros fazendo a limpeza das ruas e calçadas, recolhendo resíduos que se encontram na rua de forma inadequada (vale ressaltar que não é uma Operação Arrastão ou Operação Bota Fora).

A ação será intensificada em locais estratégicos como as Hortas Comunitárias, áreas verdes e Ecopontos, mas abrangerá toda a cidade. A Força Tarefa também contará com a parceria da Secretaria de Agricultura, Obras e Serviços e Daep.

Sendo assim, os trabalhos se darão da seguinte forma: toda segunda-feira haverá limpeza de calçadas, guias e sarjetas; toda quinta-feira será executada a Força Tarefa nos bairros e toda sexta-feira, haverá o plantio de mudas nas calçadas, nos espaços destinados.