Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
16 MAI 2015
Saúde informa sobre casos de meningite

A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Serviço de Vigilância Epidemiológica, informa que há 12 casos de meningite confirmados no município. Informa ainda que existem 5 pacientes aguardando resultados de exames, que estão sendo feitos no Laboratório Adolpho Lutz.

A maioria dos casos é compatível com o diagnóstico de meningite viral. Dos confirmados, há apenas um caso de meningite bacteriana. A Secretaria informa, porém, que nesta situação está descartada a meningite meningocócica, que é o tipo mais grave da doença. Por não se tratar de meningite por meningococo, não está indicado o bloqueio e a interdição de ambientes como as escolas, conforme prevê protocolos da Secretaria de Estado da saúde. Nesse caso, o paciente segue internado, com boa evolução.

Segundo o Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE), todos os casos registrados de meningite têm evolução benigna. A maioria dos pacientes já teve alta e voltou a exercer suas atividades normalmente.

Vale destacar que não existem impedimentos para que os pacientes frequentem escolas e trabalho.

Todos os casos são acompanhados por equipes médicas, pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica, pelo Grupo Regional de Vigilância Epidemiológica de Araçatuba e pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo. Todas as medidas adotadas pelo município são orientações da vigilância regional e estadual.

Sintomas

Os sinais e sintomas de meningite podem surgir repentinamente: febre, dor da cabeça, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos. Mudanças de comportamento como confusão, sonolência e dificuldade para acordar podem ser sintomas importantes. Em bebês, os sintomas podem ser febre, irritação, cansaço e falta de apetite. Sempre que alguém apresentar esses sintomas, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Prevenção

O Serviço de Vigilância Epidemiológica orienta que as medidas de prevenção são baseadas principalmente em higiene e limpeza, além da importância de manter ambientes arejados. São medidas preventivas:

- Higiene pessoal: lavar as mãos por diversas vezes (antes de se alimentar, após usar o banheiro, depois de espirrar e tossir); utilizar preferencialmente toalhas descartáveis para enxugar as mãos;

- Higiene Ambiental: manter os ambientes limpos e arejados, lavar banheiros com solução clorada duas vezes ao dia, evitar o uso de ar condicionado;

- Higiene dos alimentos: lavar e desinfetar alimentos como frutas e verduras;

- Higiene de utensílios e equipamentos: evitar o uso de bebedouro coletivo à pressão, utilizar copos descartáveis, desinfetar filtros e bebedouros com solução clorada, utensílios de uso individual como escovas, chupetas, mamadeira e mordedores devem ser separados.

Secom - PMP