Quinta-feira, 28 de Março de 2024
17 MAI 2015
Sasc pede apoio para combate da exploração e abuso sexual

O dia 18 de maio, próxima segunda-feira, é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Por isso, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) solicitaram a participação da sociedade em campanhas de conscientização e orientação.

A secretária de Assistência Social, Tânia Pinheiro, explica que nessa data, a sociedade, o governo e empresas envolvidas com o tema são convidados a repensar suas atitudes diante do abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

“O Dia Nacional foi criado para que sejam realizadas mobilizações, informando as pessoas a respeito de abuso e exploração sexual, para que denunciem os casos e principalmente conscientizar as crianças e adolescentes para que possam se prevenir. Não podemos ser omissos diante desses casos”, explica.

A escolha dessa data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Sanches, então com oito anos. A menina foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família do Espírito Santo. Até hoje, esse caso causa indignação e revolta.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes mantem viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes.

Se você suspeitar ou conhecer alguma criança que sofra violência, não se omita, denuncie ao Disque Direitos Humanos – número 100 ou ao Conselho Tutelar pelo telefone 3652.7862. Em caso de emergência, o número é 190.