Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
26 MAI 2015
Daep adquire nova caçamba compactadora de lixo

Equipamento antigo foi remanejado e será utilizado na coleta de recicláveis em toda a cidade

Acaba de chegar a nova caçamba compactadora de lixo, adquirida recentemente pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). O investimento no equipamento tem como objetivo melhorar a qualidade do serviço de coleta de resíduos sólidos, realizado no município pelo departamento.

Segundo explicou a presidente do Daep, Sílvia Shinkai de Oliveira, a nova caçamba já está instalada, pronta para entrar em operação, no entanto aguarda-se apenas os trâmites de colocação de placa para iniciar a circulação.

O equipamento, denominado Coletor Ecolix, possui capacidade para 1,8 metros cúbicos de lixo solto na boca de carga, ou 15 metros cúbicos de resíduos sólidos compactados.

Conforme explicou a presidente do Daep, o mesmo foi adquirido com recursos próprios do departamento pelo valor de R$ 69.300,00. A compra foi efetuada por meio de licitação pública, da qual a empresa vencedora foi a Planalto Indústria Mecânica Ltda, da cidade de Goiânia.

Ainda segundo Sílvia Shinkai, a caçamba antiga não foi inutilizada, e sim remanejada para os trabalhos de coleta seletiva do lixo reciclável na cidade, auxiliando a Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis).

“Antes a Corpe realizava o serviço de coleta com dois caminhões basculantes, porém agora, com a adaptação desta caçamba destinada pelo Daep, a coleta seletiva de recicláveis será feita com um caminhão basculante e um caminhão com compactador”, explicou.

“Isso proporciona muita vantagem, já que ao compactar os resíduos, a caçamba passa a ter mais espaço para colocar uma quantidade extra de recicláveis. A conclusão é que o caminhão acaba fazendo menos viagens até o local de descarga, proporcionando economia”, descreveu ela.