Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
26 MAI 2015
GRIPE: Ministério prorroga campanha de vacinação até junho

Apenas 39% do público alvo procurou os postos em Penápolis. Cobertura tem sido baixa em todo o país

Seguindo determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Gripe até o dia 05 de junho. Assim como em quase todas as cidades do país, a cobertura vacinal tem sido pequena na cidade, devido à resistência, principalmente dos idosos.

Segundo dados divulgados pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, foram vacinadas até a última sexta-feira, dia 22, apenas 5.370 pessoas. Esses números representam 39,03% do público alvo determinado pela campanha nacional.

“Muitas pessoas ainda continuam com medo de tomar a vacina porque acham que correm riscos. Alguns temem reações, principalmente idosos, e por isso não procuram os postos de saúde. É preciso que as pessoas se conscientizem de que é necessário se imunizar contra a gripe para evitar especialmente as complicações da doença, como pneumonias por exemplo, que em alguns casos levam à internação e até mesmo óbito”, comentou o secretário de Saúde, Alex Marques Cruz.

“Pedimos aos familiares dos idosos que auxiliem neste processo, e conversem com os seus, conduzindo por fim à vacinação. Também às mamães e gestantes não devem deixar de procurar as unidades de saúde para se vacinarem”, recomendou o secretário.

A vacina está disponível gratuitamente nas Macros de Saúde I, II, III e IV, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

São alvos da campanha contra a gripe todas as crianças de 6 meses até 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto.

De acordo com o Ministério da Saúde, como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, é fundamental realizar a vacinação no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.

O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto. A vacina protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B.