Sexta-feira, 29 de Março de 2024
26 MAI 2015
Vacina contra o HPV também está disponível nas Macros

A Secretaria Municipal de Saúde informa aos pais ou responsáveis por meninas de 09 a 11 anos, que as mesmas devem se vacinar contra o vírus HPV (papilomavírus humano), responsável por causar o câncer de colo do útero. A vacina está disponível nas Macros de Saúde do município.

Até o momento apenas 58,73% das meninas na referida faixa etária foram vacinadas contra o vírus. Segundo o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica Municipal, Alexandre Pereira Almeida, a vacina é de extrema importância, pois o vírus HPV está associado a vários tipos de câncer.

“O câncer de colo de útero é a terceiro tipo de câncer que faz mais vítimas no Brasil.

É fundamental que os pais e responsáveis tenham a consciência de que a vacina é segura e que os efeitos colaterais são leves e pouco frequentes”, explicou o enfermeiro Alexandre.

Para isso é importante que as meninas completem o esquema vacinal, tomando as três doses da vacina, conforme o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde. A segunda deve ser tomada seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A proteção só é garantida com a aplicação das três doses.

Confira os endereços das Macros de Saúde:

Macro I - Avenida Euclides Garcia do Nascimento, 546, Jardim Eldorado;

Macro II - Avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, 99, Centro;

Macro III - Avenida Carlos Casela, 822, Jardim Shangrilá;

Macro IV – Avenida Santa Casa, 2009, Vila São João.

Secom - PMP