Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
10 JUN 2015
Novo reservatório de água já está em construção

Investimento é de R$ 1,175 milhão, bancados com recursos próprios do Daep

As obras de construção do novo reservatório de água de Penápolis, na região do Jardim do Lago, seguem a pleno vapor. A etapa de fundação do reservatório já foi concluída, e os trabalhos de elevação do reservatório em si começaram na última semana.

A construção, com o auxílio de formas em anéis de concreto, está a cargo da LEC - Lopes Engenharia e Construções Ltda EPP, vencedora da licitação pública realizada pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).

Com um investimento de R$ 1,175 milhão, bancados com recursos próprios do departamento, o reservatório atenderá uma população de até 20 mil habitantes, que corresponde aos moradores e futuros moradores do complexo habitacional Jardim do Lago I, II, III, IV, V, VI (futuramente o VII) e também a Cidade Jardim.

Segundo explicou a presidente do Daep, Sílvia Shinkai de Oliveira, ao mesmo tempo em que a LEC Engenharia realiza as obras do reservatório, o Daep está construindo, com mão de obra própria, a estrutura física da guarita e o cercamento em alambrado.

“Estamos fazendo a parte de guarita e alambrado, barateando o custo total do empreendimento”, explicou ela.

Em uma segunda etapa, o Daep também fará a aquisição das motobombas, transformadores e demais equipamentos de ligação.

Crescimento

De acordo com o prefeito Célio de Oliveira, essa é uma das regiões da cidade que mais cresceu nos últimos anos. “Essa área da cidade teve um crescimento habitacional bastante expressivo, daí a necessidade de construir um novo reservatório. Dessa forma, o fornecimento de água terá maior pressão na torneira e teremos a garantia de reservação de água para os períodos de estiagem”, justificou Célio.

Ainda segundo o prefeito, há quase 20 anos o município de Penápolis não investia em reservação de água. “O último reservatório começou a ser construído em 1.997, no bairro Jardim Pevi. Nesses 18 anos, a cidade teve grande crescimento demográfico, com a construção de novos bairros, mas o sistema de reservação não seguiu o mesmo ritmo”, observou ele.

“Tivemos somente nesses últimos dois anos, 8 novos loteamentos aprovados e ainda há mais 12 solicitações para novos empreendimentos a serem lançados”, enfatizou o prefeito.

Porte

Na construção do reservatório do Jardim do Lago será feito um reservatório elevado com capacidade de 600 metros cúbicos divididos em duas células de 300 metros cúbicos cada, com altura máxima de 31 metros.

Também será construído um reservatório semienterrado em concreto armado, com capacidade de mil metros cúbicos. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 6 meses.