Terça-feira, 23 de Abril de 2024
22 JUN 2015
Penápolis é contemplada com recursos para preservação do Lajeado

O CIRL - Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado – teve projeto na última sexta-feira(19) durante a Assembleia Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê. O projeto que receberá recursos financeiros para sua viabilização é voltado à conservação e recuperação da mata ciliar e das áreas de preservação permanente do Ribeirão Lajeado.

Durante a assembleia, foi aprovado um investimento de R$1.790.789,39 do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) para projetos destinados a melhorias nos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, dentre os 42 municípios componentes do Comitê. Penápolis foi contemplada com o projeto no valor de R$164.821,20, com contrapartida de R$8.674,80.

Segundo o coordenador do CIRL, José Raphael Caputo, o “Carioca”, o recurso será utilizado para definir estratégias de conservação e preservação do Ribeirão Lajeado.

“Para que isso ocorra, é necessária uma caracterização detalhada da real situação do Ribeirão Lajeado, desde sua nascente até sua foz, percorrendo os municípios de Penápolis, Alto Alegre e Barbosa”, explicou ele.

“A caracterização da situação ambiental do ribeirão e suas principais nascentes é um importante instrumento para a gestão dos recursos hídricos. Com isso é possível adotar medidas preventivas ou corretivas para a conservação e recuperação, atendendo aos objetivos de produção de água em qualidade e quantidade para o desenvolvimento social, econômico e ecológico da região”, comentou Carioca.

O projeto de caracterização do Lajeado contempla o levantamento da mata ciliar, identificação das espécies de árvores e identificação das condições das estradas rurais. Também será feita a avaliação das principais nascentes formadoras do Ribeirão, das APP’s (Áreas de Preservação Permanentes) e da qualidade e uso da água.

“Esse é um projeto de extrema importância pois o Ribeirão Lajeado é o único manancial de abastecimento público, contribuindo com 100% do consumo da população urbana e das indústrias, fornecendo aproximadamente 17.000 m3 de água por dia”, finalizou o coordenador do Consórcio.