Quinta-feira, 28 de Março de 2024
23 JUN 2015
Alunos da rede municipal participam de formaturas do Proerd

A Secretaria Municipal de Educação de Penápolis realiza mais um ciclo de formaturas do Proerd - Programa de Resistência e Combate às Drogas e à Violência, que é ministrado aos alunos dos 5º Anos do Ensino Fundamental, em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A primeira escola a realizar a cerimônia de formatura foi a Emef Casa da Amizade, no dia 12 de junho. Até o final desta semana, todas as 10 Emefs realizarão a cerimônia para os 545 alunos formandos.

Sempre que possível, o prefeito Célio de Oliveira faz questão de prestigiar a cerimônia de formatura dos alunos, que também conta com grande participação dos pais das crianças, familiares e comunidade em geral.

“Estou surpreso e muito satisfeito com a participação maciça dos pais e familiares na cerimônia de formatura do Proerd. O apoio e incentivo dos pais também é muito importante para a formação das crianças, para que elas fiquem longe das drogas e façam boas escolhas para seu futuro”, comentou o prefeito.

Alguns pais também deram depoimentos sobre a importância do Proerd na vida de seus filhos e sobre a mudança de comportamento em casa, envolvendo todos da família.

O Proerd foi ministrado nas escolas municipais pelos policiais militares Ana Cláudia Pereira Domingos e Igor José de Oliveira. Eles passaram às crianças, orientações sobre prevenção ao uso de drogas e violência juvenil, ensinando a reconhecer e a responder adequadamente aos diversos tipos de apelos e as consequências do uso de drogas e álcool.

Os alunos também tiveram orientações sobre bullying e como devem reagir diante de outros conflitos sem o uso da violência, recebendo princípios de cidadania e convivência social harmoniosa, conseguindo com isso elevar a auto estima.

Certificados

Durante a formatura, todos os alunos recebem certificados e também acontece a premiação de três redações por sala. Os alunos autores das redações recebem medalhas e presentes como prêmio.

Para a coordenadora pedagógica geral do Ensino Fundamental, Márcia Gomes Franzo, o Proerd contribui com a formação dos alunos, para que eles possam tomar decisões no futuro sobre o que é correto fazer. O programa também alerta sobre o mal que as drogas causam no organismo das pessoas.

“O Proerd faz os alunos refletirem sobre muitas situações de risco e isso certamente será válido na vida adulta, quando terão que fazer suas escolhas”, disse a coordenadora geral.

A Secretaria de Educação parabeniza todas as escolas, professores, alunos, familiares pela realização do Proerd 2015; e agradecimento especial aos policiais militares Ana Cláudia e Igor que conduziram as atividades na rede municipal.

Formaturas

As formaturas do Proerd 2015 são realizadas de 12 a 26 de junho, conforme cronograma a seguir:

12/06 – 8h30 – Emef Casa da Amizade

16/06 – 19h – Emef “Profª. Elza Nadai Silvino”

18/06 – 8h30 – Emef Profª. Marilena Cipriano Pereira

18/06 – 18h – Emef “Profª. Harume Kubota da Silva”

19/06 – 8h30 – Emef Marcos Trench

19/06 – 9h – CEU “Profª. Darcy Aparecida Buranello Marin”

24/06 – 18h – Emef “Prof. Armelindo Artiolli”

25/06 – 18h – Emef “Profª. Joana Helena de Castilho Marques”

25/06 – 18h30 – Emef “Profª. Montaha Gibara Ayub”

26/06 – 11h – Emef “Dr. Mário Sabino”