25 JUN 2015
Concluída substituição de emissário de esgoto da Maria Chica

Na última semana, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) concluiu a interligação do novo emissário de esgotos da Maria Chica. Este emissário é responsável pelo transporte de cerca de 75% da coleta de esgotos na área urbana do município de Penápolis e sua recuperação traz proteção ambiental e preservação dos recursos hídricos.

Foram substituídos 2.071 metros, com tubos de concreto armado de 800 mm.

Segundo a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, o emissário antigo, com mais de 20 anos de implantação, era composto por tubulações de concreto simples de 600mm de diâmetro, com juntas rígidas.

“O material utilizado nessa tubulação antiga não é mais recomendado tecnicamente, pois o contato direto do concreto com os sulfetos gerados pelos esgotos contribui para o rompimento na tubulação, para a deterioração do material”, explica Sílvia.

Além dos tubos de 800mm, o novo emissário possui juntas elásticas que impedirão problemas de vazamento. A ligação tem dimensionamento para atender o crescimento populacional da cidade, transportando os efluentes de esgoto até a Estação de Tratamento de Esgotos.

O projeto para a substituição do emissário foi apresentado e aprovado pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) em 2013. Esse foi um investimento de R$738.339,51, sendo que o valor da contrapartida do DAEP foi de R$295.336,04 e o valor financiado pelo Fehidro foi de R$443.003,47.

No dia 16, um engenheiro da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) de São Paulo vistoriou a finalização da obra para a liberação da última parcela do recurso. A empresa responsável pela obra é a Copel Engenharia Indústria e Comércio Ltda, vencedora do processo licitatório.