Quinta-feira, 28 de Março de 2024
27 JUN 2015
Santa Casa sedia reunião regional sobre captação de recursos

A Santa Casa de Penápolis sediou no último dia 17, uma reunião do Comitê Regional de Saúde, com a participação de 20 representantes dos hospitais filantrópicos da região de Araçatuba. O tema discutido foi “Captação de recursos junto à sociedade”. Penápolis foi a primeira cidade anfitriã, após as reuniões do Comitê tornarem-se itinerantes.

Para o diretor superintendente da Santa Casa de Penápolis, Daniel Rodrigueiro, o hospital passa por uma grave crise financeira, assim como os demais hospitais filantrópicos da região e do país. “Para os hospitais que possuem como principal fonte de renda os atendimentos prestados a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), a busca de auxílio junto à comunidade por meio de campanhas tem sido o caminho para a sobrevivência”, comentou.

A reunião foi conduzida por representantes da Santa Casa de Araçatuba, que participaram recentemente de curso da FEHOSP (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo) que abordou o tema em pauta.

Dentro do conteúdo, foi explanada qual a forma de se montar uma campanha bem estruturada. Também foram abordadas experiências de sucesso, além da importância de sempre se manter um bom atendimento para que a população tenha alto grau de satisfação referente aos serviços prestados, de forma que a comunidade reconheça e retribua através das campanhas lançadas.

De acordo com o encarregado do serviço de Informática da Santa Casa, Washington Luís Felipe, que é representante da instituição no Comitê Regional, a captação de recursos junto à comunidade, além de auxiliar o hospital nas necessidades financeiras e materiais, possibilita ainda a criação de um canal com a sociedade.

“É uma forma de mostrar à comunidade os trabalhos e esforços realizados, visando oferecer aos usuários o melhor atendimento possível, mesmo dentro das mais infinitas limitações financeiros e materiais”, analisou Washington.

Saiba mais sobre o Comitê Regional de Saúde

No período de 2009 a 2011, aconteceu na regional de Araçatuba o Programa CPFL de Revitalização dos Hospitais Filantrópicos, programa este que consiste em trabalhar práticas de gestão com instituições do gênero. Um dos pontos exigidos era a formação de um comitê de mobilização para que os hospitais participantes se reunissem mensalmente para discutirem assuntos em comum, visando o desenvolvimento mútuo.

Terminado o período regulamentar do Programa, o comitê se tornou permanente, transformando-se no Comitê Regional de Saúde da DRS-II, onde, são abordados temas variados, desde questões da assistência ao paciente até questões administrativas. Cada hospital possui dois representantes fixos, porém, para cada reunião, dentro da pauta do dia, são convidados colaboradores de áreas específicas para o enriquecimento das discussões.

O Comitê é formado tanto por hospitais gerais, como é o caso das Santas Casas, quanto por hospitais especializados, como exemplo os psiquiátricos, isto desde que conveniados com o SUS. Tem como sede a Santa Casa de Araçatuba, hospital que neste ano foi eleito também o coordenador deste grupo, e como hospital-secretário a Santa Casa de Penápolis. Trata-se de uma região com mais de vinte hospitais filantrópicos para uma gama de 40 municípios, desde Avanhandava, na comarca de Penápolis, até Castilho, na divisa do Estado de São Paulo com Mato Grosso do Sul.

(com informações da Santa Casa de Penápolis)

Secom-PMP