Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
03 JUL 2015
Prefeitura entrega novo Ceim “Maria da Graça Gonçalves Silva”

A Prefeitura de Penápolis faz hoje, 03, a entrega oficial das obras de reforma e ampliação da antiga creche do Eldorado que receberá a denominação de Centro de Educação Infantil Municipal – Ceim “Educadora Maria da Graça Gonçalves Silva”. A cerimônia de inauguração acontecerá às 16h30, com a participação de autoridades municipais, funcionários da escola, alunos, pais, familiares e comunidade.

Para comemorar mais essa conquista, a Secretaria de Educação fará uma grande festa para as crianças, com cama elástica, brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce, tudo de forma gratuita.

Após a solenidade de inauguração, também haverá uma Festa Junina na escola, para as crianças e familiares, com a apresentação artística dos grupos de Maternal I e II, além de comidas e bebidas típicas. Todos estão convidados.

O Ceim recebeu cerca de R$270 mil em investimentos na reforma e ampliação do prédio, que possibilitou o atendimento da demanda com a criação de mais vagas, melhoria do atendimento das crianças e condições de trabalho das educadoras. Dentre as obras executadas estão a construção de dois novos sanitários para as crianças (masculino e feminino); uma nova cozinha; uma despensa e um amplo refeitório com grade e portão. A unidade ganhou mais duas salas para atendimento dos diversos grupos, novo playground, toldos, paisagismo no gramado frontal e pátio concretado ao fundo, além de pintura geral no prédio. Os serviços foram executados pela Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis).

O Ceim também receberá a denominação “Educadora Maria da Graça Gonçalves Silva”, em homenagem à ex-servidora da Secretaria Municipal de Educação, que faleceu em 2013, mas que deixou seu exemplo de profissionalismo, amor ao trabalho e dedicação às crianças das creches por onde trabalhou.

Conheça a história da educadora Maria da Graça

Filha mais velha de ferroviário, Maria da Graça Gonçalves Silva nasceu no dia 10 de outubro de 1952 em Quixeramobim/CE. Veio para São Paulo com 1 ano de idade.  Casou-se aos 20 anos e teve quatro filhas legítimas (Mariliza, Josiane, Kéuri, Karina) e uma sobrinha adotiva (Lindi). Mulher de pulso forte, autoritária quando necessário, mas muito simpática e agradável na rotina diária, segundo declara seu esposo, Eupídio Francisco da Silva, mais conhecido como Xará.

“Sempre foi muito religiosa e encaminhou as filhas para a igreja. Maria da Graça era bastante severa na educação das filhas, mas também muito carinhosa com elas”, conta o marido.

Começou a trabalhar como merendeira na gestão do prefeito Nagib Sabino e continuou durante outros mandatos. Fez curso de enfermagem e trabalhou no Lar Vicentino por dois anos como enfermeira, mas voltou a trabalhar em creche.

Fez dois anos de curso de Biologia na Funepe, mas desistiu por problemas de saúde. Depois fez o curso de Pedagogia chegando a concluí-lo.

“Maria da Graça sempre dizia que as crianças gostavam muito dela na creche e a respeitavam porque era firme quando precisava, mas brincava muito com elas em outros momentos”, contou Xará.

O marido de Maria da Graça declarou se orgulhar em ter conseguido formar todas as filhas, graças à firmeza de Maria da Graça. Ela faleceu no dia 03 de junho de 2013.

Secom-PMP