Quinta-feira, 28 de Março de 2024
08 JUL 2015
Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada e amplia público alvo

A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada e novos grupos podem se vacinar. As mudanças se devem à baixa procura pelos grupos prioritários da campanha. Além dos grupos inicialmente previstos na campanha, a vacinação foi ampliada para professores e funcionários de escolas, Polícia Federal, Militar, Bombeiros, Polícia Civil, funcionários dos Correios e motoristas e cobradores de ônibus.

Moradores de rua, refugiados, funcionários da defensoria pública estadual e municipal e os funcionários da coleta de lixo e limpeza das ruas também podem se vacinar. Nesses casos, as pessoas serão vacinadas mediante identificação que comprove o vínculo de trabalho.

Os grupos prioritários da campanha ainda podem se vacinar em todas as Macros de saúde. Devem se vacinar: idosos a partir de 60 anos, às mulheres gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças menores de cinco anos, doentes crônicos com apresentação de receita médica, além de profissionais da saúde e população indígena.

A vacina está disponível em todas as Macros de Saúde, das 07h às 17h. É necessário levar a carteirinha de vacinação.

Cobertura

Em Penápolis, a Campanha já vacinou 7.664 pessoas, o que representa 55,7% do público total. As puérperas representam a maior cobertura com 89,13%, seguidas dos profissionais da saúde com 82,04%. Cerca de 4.933 doses já foram aplicadas nos idosos, de um total de 8.914, totalizando 55,34%.

Entre as crianças menores de cinco anos, foram vacinadas apenas 47,17%, de um total de 3.193 crianças. Nas gestantes foram aplicadas 339 doses da vacina, representando 60,64% do total a ser vacinado.

A vacina protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. O objetivo da campanha de vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e internações causadas por infecções provocadas pelo vírus da influenza. A vacinação, de acordo com Ministério da Saúde, pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e entre 39% e 75% da mortalidade global.

Secom - PMP