Terça-feira, 23 de Abril de 2024
14 JUL 2015
Prefeito Célio garante 200 novas moradias da CDHU para Penápolis

Além disso o Chefe do Executivo pleiteia outras 84 novas unidades para destinar a servidores municipais de menor faixa salarial

Na última semana o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, esteve em São Paulo em audiência com o Secretário de Estado da Habitação, Rodrigo Garcia. Na oportunidade Célio tratou da destinação de novas casas populares para a comunidade local através da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo). De acordo com o prefeito, 200 moradias estão asseguradas ao município.

Conforme avaliou o prefeito, esse recente contato com o Secretário Rodrigo Garcia foi muito significativo, pois serviu para planejar junto ao Governo de São Paulo como serão as próximas ações na área da Habitação em Penápolis. Com relação ao prazo de viabilização das construções, ainda não é possível uma definição exata, já que o processo está em fase de acertos de documentações e projetos.

O prefeito contou que além das casas já garantidas via CDHU, está sendo pleiteada a autorização de outras 84 unidades. “Pretendemos conquistar mais estas casas com o objetivo de destiná-las aos nossos funcionários. Neste caso seriam contemplados os servidores municipais de menor faixa salarial”, explicou.

“Fizemos recentemente um levantamento e verificamos que existem 250 funcionários que se enquadram neste perfil no quadro da Prefeitura. E para selecionar 84, que é o número de casas que estamos tentando garantir junto ao Estado, teríamos que analisar dados sociais de praxe, como número de filhos, quantidade de pessoas que trabalham na família, entre outros, por exemplo”, disse.

O prefeito revelou ainda que estas casas direcionadas aos funcionários municipais seriam construídas em terrenos de interesse social de posse do Município que atualmente não estão ocupados por outras construções.

Ele ainda cogitou, numa eventual impossibilidade destas 84 casas para os servidores, os mesmos poderão ser contemplados do total de 200 que já estão acertadas; assim seriam 84 moradias destinadas a funcionários do Município, e as outras 116 para a comunidade.

Apoio

Ainda sobre sua audiência com o Secretário de Estado da Habitação, o prefeito Célio de Oliveira informou que a mesma foi viabilizada com o apoio do vereador Reginaldo Sacomani, o “Nardão”, juntamente com o deputado estadual Aldo Demarchi, que estão engajados neste projeto de conquista de mais casas populares para os penapolense.

“Não poderia deixar de agradecer o empenho do vereador Nardão Sacomani, que inclusive esteve junto conosco na audiência em São Paulo, além do deputado Aldo Demarchi. São pessoas que atuam em parceria com a Administração Municipal, buscando o melhor para o desenvolvimento de nossa cidade. A eles nosso agradecimento e reconhecimento pela fundamental parceria”, destacou Célio de Oliveira.

Emurpe

Em São Paulo, o prefeito ainda esteve acompanhado pela equipe da Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis), na pessoa do presidente Cláudio Tiradentes, e do diretor administrativo Evandro Tervedo Novaes.

De acordo com Evandro, a empresa tem se empenhado na elaboração dos projetos para conquistas de casas populares a fim de reduzir o déficit habitacional no Município. “Esse déficit ainda é de 6 mil famílias, que estão cadastradas pela Emurpe”, revela.

“Também levamos em consideração a importância da parceria direta com a Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo. Isso fortalece a empresa”, considerou.

“Entre os períodos de 2004 a 2012, a Emurpe vinha apresentando um déficit contábil muito elevado, e descumprindo uma das finalidades principais da empresa, que é a de construção de unidades habitacionais. Por isso estamos resgatando essa prática”, afirmou Evandro. O presidente da Emurpe, Cláudio Tiradentes, declarou que a possibilidade de construir as residências vai ao encontro das necessidades da empresa.

“Desde 1983 a Emurpe constrói e gerencia as habitações no município de Penápolis.

Da mesma forma ela apoia os governos Estadual e Federal, também atuando na seleção dos contemplados pelos programas habitacionais”, recordou Tiradentes.

Ele ainda destacou que a conquista de mais casas possibilitará ajuda às famílias que necessitam sair do aluguel.

“Além disso, como sempre enfatiza o prefeito Célio de Oliveira, a vinda de mais casas também ajuda os comerciantes, pois deixando de pagar o aluguel o morador poderá utilizar o recurso economizado para compras diversas”, disse.

“E tem mais. A economia é aquecida com a contratação de empreiteira para fazer as obras, com a aquisição materiais de construção, contratação de empregados e serviços terceirizados”, citou o presidente.

MCMV Entidades

O prefeito de Penápolis informou que o representante do Núcleo Urbano de Moradia, Edinho Campeol, também esteve em São Paulo acompanhando a comitiva penapolense em busca de melhorias para a habitação local. “Agradecemos ao Edinho, que juntamente conosco representou seus companheiros do Núcleo Urbano na audiência com o Secretário Rodrigo Garcia. Trata-se de um movimento que respeitamos e que fazemos questão de colaborar para suas ações”, comentou.

Na oportunidade, foi esclarecido pelo secretário que atualmente não existem projetos de lotes urbanizados na esfera estadual, entretanto Rodrigo Garcia sugeriu ao representante do Núcleo, buscar apoio junto ao Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida - Entidades.

“O Minha Casa Minha Vida - Entidades é específico para contemplar os movimentos sociais que buscam por moradia nos municípios. E justamente sobre esse assunto, entre outros, é que conversamos no último sábado, dia 11, com o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Estivemos com ele em Araçatuba neste fim de semana, e aproveitamos para fazer a solicitação”, complementou o prefeito.