Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
15 JUL 2015
Prefeitura executa desassoreamento do córrego Maria Chica

A Prefeitura de Penápolis concluiu na tarde de ontem, 14, o desassoreamento do córrego Maria Chica. O serviço executado com máquinas pesadas iniciou no dia anterior, segunda-feira, e terminou no dia seguinte. O córrego Maria Chica foi desassoreado no trecho entre o Centro de Lazer do Trabalhador até a ponte da rua Ceará.

Segundo o chefe de serviço da Secretaria de Obras, César Rodrigues Borges, esse trecho do córrego acumula muitos resíduos trazidos pelas águas da chuva.

“Recentemente, passamos por dias de pancadas de chuva, e as águas trouxeram para o córrego muita terra, galhos, plásticos e demais resíduos que ficaram depositados no fundo do canal. Esse material precisava ser removido para desobstruir e canal”, explicou. Para o desassoreamento do córrego Maria Chica, foi necessária a utilização de maquinário pesado, como a PC Escavadeira, Bobcat e caminhões, além dos servidores municipais que trabalharam na operação. O serviço foi realizado com a união de esforços entre as Secretaria de Obras, Agricultura e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).

O chefe de serviço de Agricultura, José Antônio Oliveira, esclarece que a limpeza do córrego Maria Chica foi feita em duas etapas. “Na semana passada fizemos a primeira etapa da limpeza, que contemplou a área verde do córrego (a parte de cima), com roçagem da grama, poda de galhos e recolhimento dos resíduos. Já a segunda etapa foi o desassoreamento córrego, com a utilização de maquinário pesado”, comentou.

Nos próximos dias, a equipe da Secretaria de Agricultura vai finalizar o trabalho dentro do córrego, retirando os resíduos acumulados nas laterais, próximo ao barranco, onde as máquinas não conseguiram alcançar.

O prefeito Célio de Oliveira elogiou o trabalho executado pelos servidores municipais. “Em apenas dois dias, conseguimos fazer o desassoreamento do córrego Maria Chica. Isso se deve à união de esforços das secretarias e principalmente ao empenho de nossos funcionários. Todos estão de parabéns pela qualidade e agilidade do serviço prestado”, disse o prefeito Célio de Oliveira.

De acordo com o prefeito, a manutenção e limpeza do córrego Maria Chica será feita de forma constante pela Secretaria Municipal de Agricultura.