Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
17 JUL 2015
Saúde realiza campanha de coleta de preventivo na Cidade Jardim e Tóquio

A Secretaria Municipal de Saúde realiza no próximo dia 25, uma Campanha de Coleta de Preventivo que acontecerá em duas Unidades Básicas de Saúde: na UBS Cidade Jardim e na UBS Tóquio. A campanha será realizada no período da manhã, das 8h às 12h, de forma gratuita às mulheres da comunidade, a fim de prevenir o câncer de colo de útero.

Deve fazer o exame preventivo toda mulher que já teve sua primeira relação sexual, independente de idade. É necessário levar RG, CPF e Cartão Nacional do SUS.

A realização da campanha nessas duas unidades visa aumentar o número de coleta de preventivo entre as mulheres da região, pois foi constatado um baixo índice de exame preventivo, inclusive pacientes que estão com preventivo atrasado. Os agentes comunitários de saúde estão percorrendo casa a casa das mulheres que estão com preventivo atrasado e avisando da campanha do dia 25.

A UBS Cidade Jardim fica localizada na avenida Romualdo Gaetti, 265 e a UBS Tóquio fica na rua Duarte Ferreira Canha, 787.

Alternativo

A Campanha de coleta de preventivo será realizada em horário diferenciado, no sábado, para que todas as mulheres da comunidade atendida pela UBS possam fazer.

“Muitas mulheres se queixaram da falta de tempo para fazer o exame devido ao horário de atendimento do posto de saúde coincidir com o horário do serviço. Por isso a coleta será feita no sábado, para que todas as mulheres aproveitem a oportunidade”, comentou o enfermeiro Vander Caferro.

“Esse é um procedimento muito importante que previne o câncer de colo de útero e toda mulher deve fazer pelo menos uma vez por ano”, orientou.

De acordo com o enfermeiro, as demais Unidades Básicas de Saúde promoverão a campanha de coleta de preventivo que ainda serão marcadas e divulgadas posteriormente.