Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
26 JUL 2015
Penápolis não registra novos casos de dengue e interrompe transmissão
Ações de combate a dengue, como a nebulização casa a casa, são realizadas durante todo ano
A Secretaria de Saúde, por intermédio do Serviço de Vigilância Epidemiológica, informa que a transmissão da dengue foi interrompida no município. Isso se deve a ausência de casos positivos durante um período de 30 dias. O último caso da doença foi registrado no dia 22 de junho.
O protocolo do Ministério da Saúde prevê que após uma epidemia de dengue, o município só interrompe a transmissão da doença após 30 dias sem o registro de nenhum caso positivo. No mês de junho foram registrados 4 casos, e em julho nenhum paciente foi diagnosticado com dengue.
De acordo com a encarregada do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues, o trabalho contínuo de fiscalização dos agentes de saneamento e de toda equipe de saúde, além do apoio da população, foram as principais causas para o resultado positivo.
“No ano passado, a transmissão da doença não foi interrompida, registrando casos durante todo o ano. Agora conseguimos reduzir o número de casos para zero, após enfrentar uma situação de emergência no município. Para continuar neste patamar, não podemos nos descuidar nas ações preventivas contra a dengue, principalmente com a eliminação dos criadouros”, explica.
A queda no número de casos foi registrada mês a mês deste ano. Em janeiro, foram comprovados 414 casos positivos de dengue. Em fevereiro, o número foi de 429 e em março, 223. Abril registrou 137 casos positivos e, em maio, 32 casos foram comprovados. Em junho, apenas 4 casos foram confirmados. A interrupção da transmissão ocorreu em julho, sem nenhum caso confirmado.
Em 2015, foram notificados 3.925 casos de dengue, 1.239 casos positivos comprovados com exame laboratorial e 1.905, comprovados por exame clínico epidemiológico.

Ações
As ações de combate a dengue prosseguem durante todo o ano. Os trabalhos foram intensificados com a contratação temporária de 10 agentes de saneamento e de empresa terceirizada para a nebulização de inseticida casa a casa. Os arrastões realizados em janeiro e fevereiro e a mobilização da população contra a doença foram os principais motivos para a redução dos casos.
 “Enfrentamos um período difícil neste ano, mas com todas as ações promovidas pelo poder público, a participação e dedicação da comunidade no combate ao mosquito aedes aegypti, conseguimos enfrentar a dengue. Entretanto todo esse trabalho deve continuar durante todo ano, sem interrupção”, alerta.
Na próxima semana, o Serviço de Vigilância Epidemiológica finalizará a ADL – Avaliação de Densidade Larvária que detecta o índice de infestação das larvas do mosquito aedes aegypti. “Essa avaliação norteia todas as ações que devem ser tomadas para combater o mosquito e a infestação da doença”, explica Lucimari.
Nos próximos dias, a Prefeitura de Penápolis lançará o Projeto Quintal Limpo, uma parceria entre o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) com diversas secretarias municipais, com o apoio da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias).

Secom - PMP