Quinta-feira, 28 de Março de 2024
28 JUL 2015
Célio busca recursos para infra estrutura urbana em Brasília
Célio de Oliveira e o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Paulo Ferreira
Em visita ao Ministério das Cidades, prefeito ainda se inteirou das novas regras do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida

Na última semana o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, acompanhado do secretário municipal de Obras, Reinaldo Munhoz Morás, esteve em viagem de trabalho à Brasília para a apresentação de projetos na área de saneamento junto ao Ministério das Cidades. Na ocasião, foram recebidos pelo Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Paulo Ferreira.
Um dos projetos, conforme explicou o prefeito, prevê a melhoria no sistema de canalização do Córrego Maria Chica, na área compreendida entre a rua Giácomo Paro até a região da antiga Campezina. A idéia, segundo Célio de Oliveira, é estender o sistema existente em parte do córrego para todo o seu percurso na cidade, proporcionando uma melhor vazão de água.
“De uma forma bastante simples, o projeto prevê que as paredes do córrego, atualmente sextavadas, sejam retas, com rebaixamento das calhas. Essa mudança traria uma vazão 50% maior do que a existente, prevenindo transbordamentos, já que muita água das chuvas escoa para o Córrego Maria Chica”, explica o prefeito
Ainda segundo o prefeito de Penápolis, esse é um projeto bastante ousado, com um orçamento previsto em R$17 milhões.
“Caso não tenhamos recursos do Orçamento Geral da União, solicitamos um financiamento público para a realização dessa obra”, afirmou.
“O projeto também prevê a troca de pavimentação desde o Centro de Lazer do Trabalhador até a rua Giácomo Paro, nos dois sentidos, além de um calçadão em torno da Maria Chica, que pode ser usado como pista de caminhada”, destacou o prefeito Célio.

Minha Casa Minha Vida
Na visita a Brasília, o prefeito também foi recebido pelo Ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Na oportunidade, o prefeito conheceu em primeira mão os novos critérios do governo federal para o Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), que passa por uma reformulação devido à crise financeira.
“Apesar de não termos agendado um encontro com o Ministro, ele nos recebeu rapidamente e descobrimos que haverá uma faixa intermediária para o programa, para pessoas com renda de R$1.300 a R$2.600, com prestações de cerca de R$280,00. Outra alteração modifica os limites das prestações da Faixa I do programa, que eram de R$80,00 e passarão para R$160,00”, conta o prefeito.
“Essas são medidas que estarão no anúncio das novas regras do Programa Minha Casa Minha Vida. O mais importante no encontro foi a confirmação da inclusão de Penápolis em novos empreendimentos do MCMV, com 1.000 novas unidades”.
As novas moradias estão divididas entre as faixas do programa: na Faixa I (renda de até R$1.600,00) com cerca de 400 residências, outras 300 unidades na faixa intermediária (de R$1.300,00 a R$2.600,00) e 300 unidades para pessoas com renda acima de R$2.600,00. A previsão é que até novembro, já estejam definidos novos detalhes sobre o processo de inscrição.